Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/869
Tipo: Dissertação
Título: Sistemática para incorporação da incerteza nos indicadores de previsão utilizados pelo Earned Value Management.
Autor(es): VILELA, Helena Pinto
Abstract: O gerenciamento de projetos tem sido uma das técnicas de gestão mais utilizadas para auxiliar as empresas a satisfazer as necessidades dos clientes e conquistar espaço no mercado. Entretanto, devido à presença de riscos e incertezas nas atividades do projeto, é comum que o projeto falhe ao cumprir suas metas de custos e prazos, impactando de forma negativa seu resultado final. As ferramentas de monitoramento e previsão tem se tornado cada vez mais relevantes, pois auxiliam os gestores na tomada de decisão e na implementação de ações corretivas capazes de aumentar as chances de sucesso dos resultados do projeto. A adoção do Earned Value Management tem crescido nos últimos anos com o intuito de auxiliar os gestores durante as fases de monitoramento, controle e previsão dos custos e prazos dos projetos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo propor e analisar a incorporação da incerteza no cálculo dos indicadores de previsão do Earned Value Management, a fim de que a ferramenta apresente resultados mais precisos. A sistemática proposta foi validada por meio do método pesquisa-ação em um projeto de construção civil. Os custos e prazos de cada atividade do projeto unidade de análise foram estimados por um especialista. A incerteza foi incorporada por meio da criação de cenários (pessimista, mais provável e otimista) e também foram consideradas as relações de dependência entre as atividades, determinando-se a correlação entre elas. O Earned Value e demais indicadores foram calculados por meio da Simulação de Monte Carlo utilizando o software @Risk (versão 5.5). Os resultados encontrados pela sistemática apresentaram indicadores na forma de uma média e um desvio padrão, ao invés de um valor determinístico. As análises dos resultados indicaram que a sistemática proposta pode auxiliar os gerentes de projetos durante os processos de monitoramento e de tomada de decisão, contribuindo para o cumprimento das metas de custos e prazos do projeto. Espera-se, portanto, que este trabalho auxilie na utilização do Earned Value Management, incentivando à aplicação do método e contribuindo para o treinamento das equipes de gerenciamento de projetos durante sua implementação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: VILELA, Helena Pinto. Sistemática para incorporação da incerteza nos indicadores de previsão utilizados pelo Earned Value Management. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/869
Data do documento: 26-Abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_vilela_2013.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.