Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/900
Tipo: Dissertação
Título: Utilização da Técnica da Fluorescência UV-VIS para medição online da concentração de Óleo em Emulsões de Óleo/Água.
Autor(es): CARVALHO, Érika Aparecida
Abstract: A produção de petróleo é comumente associada à produção de água. As condições operacionais (bombas, poços, válvulas, etc.) em conjunto com os parâmetros físico-químicos (DTG, composição química das fases, viscosidade, etc.) formam as emulsões de petróleo que geralmente são de difíceis tratamentos. As emulsões de petróleo e água podem ser encontradas nos mais variados estágios da indústria do petróleo, como durante a perfuração, produção, transporte, processamento do petróleo e nas refinarias. A quantificação de óleo e de água é fundamental para a implementação de um sistema de controle com maior eficácia quanto aos equipamentos de separação, garantindo assim uma maior eficiência destes, além de promover a separação e o correto destino de cada componente. Neste trabalho foi utilizado o equipamento de medição online (OilGuard - SIGRIST) que baseia-se na técnica de absorção de radiação ultravioleta (UV) para determinar a quantidade total de carbono em soluções diluídas de óleo em água (O/W). Portanto, a emulsão O/W é exposta a uma fonte de luz ultravioleta. Dessa forma os hidrocarbonetos presentes absorvem energia da fonte de luz e irradiam luz visível proporcionalmente à concentração de óleo. Para o experimento, realizado no NUSEC (Núcleo de Separadores Compactos), foi montado um banco de geração de emulsão O/W composto por equipamentos responsáveis pela medição da distribuição do tamanho de gota e da fluorescência e bomba misturadora. Utilizando ferramentas de estatística para o tratamento dos dados do experimento, pode-se constatar que além da variável Concentração de óleo, a variável Distribuição de Tamanho de gota também interfere diretamente na determinação da fluorescência pelo fotômetro. O equipamento se mostrou bastante sensível as pequenas variações de concentração e, principalmente, as variações da Distribuição do Tamanho de gota.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: CARVALHO, Érika Aparecida. Utilização da Técnica da Fluorescência UV-VIS para medição online da concentração de Óleo em Emulsões de Óleo/Água. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/900
Data do documento: 1-Abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carvalho2_2013.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.