Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/902
Tipo: Dissertação
Título: Ensino e aprendizagem da Astronomia apoiado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Autor(es): MOTA, Aline Tiara
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem da Astronomia. Para tanto, foi elaborado um curso, ministrado a distância para alunos do Ensino Médio de uma escola do sul de Minas Gerais. Este curso ocorreu durante os meses de fevereiro, março e abril de 2012 e contou com a participação de 17 alunos das três séries deste nível de ensino. O curso foi elaborado a partir de dois conceitos norteadores fundamentais para a Astronomia: gravidade e luz. Durante o período mencionado, foram disponibilizadas 14 aulas, postadas 2 vezes por semana, nas quais os estudantes utilizaram simuladores, animações, vídeos, entre outros recursos para o estudo dos fenômenos celestes. Inicialmente é apresentada uma discussão sobre a Astronomia, sua importância e de que forma este tema aparece nas grades curriculares dos futuros professores de Física. O papel da tecnologia neste contexto é também destacado e os desafios da educação na era da internet justificam a escolha pela opção em realizar um curso a distância. O trabalho é fundamentado pela Teoria dos Campos Conceituais, criada por Gérard Vergnaud, como referencial teórico, por entendermos que ela nos fornece subsídios para a formulação de atividades mais frutíferas que colocam o aluno como um sujeito-em-ação. A partir das categorias de análise criadas, a pesquisa concluiu que os alunos têm preferência por recursos “não estáticos” quando encontram-se em atividades realizadas no computador. Recursos da plataforma como o bate-papo e o portfólio estimulam a participação dos alunos, ajudando-os a expor suas ideias. O uso de simulações, animações e vídeos possibilitam o aumento do repertório de esquemas de ação. Especificamente sobre os conceitos Gravidade e Luz, à medida em que entram em contato com diferentes recursos, sejam eles textos, simulações, discussões no fórum, os alunos adquirem novos elementos que poderão ser utilizados por eles para explicar o fenômeno em questão.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: MOTA, Aline Tiara. Ensino e aprendizagem da Astronomia apoiado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/902
Data do documento: 10-Abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mota_2013.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.