Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/914
Tipo: Dissertação
Título: Mensuração da Inovação em uma Unidade da Administração Pública: Um Estudo de Caso no Laboratório Nacional de Astrofísica.
Autor(es): FARIA, Túlio César Resende de
Abstract: O tema da presente pesquisa é a mensuração da inovação na administração pública. Diferentemente das empresas privadas, a inovação nas organizações públicas visa melhorar a eficácia do Estado no atendimento das necessidades da população. A administração pública brasileira enfrenta dificuldades tais como: excesso de burocracia e o corte orçamentário. Além disso, estudos sobre a inovação e a sua mensuração na administração pública são recentes e escassos. Desse modo, o objetivo do presente estudo é analisar o perfil de inovação no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), uma unidade de pesquisa da Administração Pública Federal. O LNA, situado em Minas Gerais, desenvolve pesquisas em astronomia e gerencia o maior telescópio em solo brasileiro. A pesquisa justifica-se pela demanda de uma ação específica do Plano Diretor 2016-2020 do LNA que tem como objetivo estratégico o fortalecimento da Instituição. A metodologia de pesquisa baseou-se em um estudo de caso único no LNA. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com os Gestores (Diretor e Coordenadores) e aplicação de um questionário estruturado respondido por 69 colaboradores de cinco setores da Instituição sendo avaliadas, as seguintes dimensões do Radar da Inovação: (1) Oferta; (2) Plataforma; (3) Marca; (4) Clientes; (5) Soluções; (6) Experiência do Cliente; (7) Captura de valor; (8) Processos; (9) Organização; (10) Cadeia de Fornecimento; (11) Presença; (12) Rede e (13) Ambiência Inovadora. O grau de inovação é obtido pela média dos valores das respostas dos questionários aplicados na Instituição. Foi utilizada a escala Likert de cinco pontos. Também foi utilizada a observação não participante e análise documental de relatórios gerenciais e planos diretores. Pôde-se constatar a importância deste instrumento de medição do perfil de inovação para melhorar a gestão na Instituição. Foram identificadas as dimensões que precisam ser aprimoradas no LNA para o desenvolvimento da inovação: Ambiência Inovadora, Processos e Organização. As dimensões melhores avaliadas foram: Rede, Experiência do Cliente e Oferta. Por meio das análises realizadas e da geração do gráfico do Radar da Inovação, foram propostas melhorias na Instituição. A partir desse diagnóstico realizado, o LNA possui subsídio para priorizar determinadas áreas e evoluir no desenvolvimento da inovação. Como contribuição principal desta pesquisa tem-se a adaptação da ferramenta Radar da Inovação com um questionário estruturado para ser replicado, mediante alterações, nas demais instituições pertencentes ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: FARIA, Túlio César Resende de. Mensuração da Inovação em uma Unidade da Administração Pública: Um Estudo de Caso no Laboratório Nacional de Astrofísica. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/914
Data do documento: Abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2017119.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.