Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/918
Tipo: Dissertação
Título: Ferramenta computacional para simular e adequar a rede elétrica, quanto às violações de tensões previstas no Módulo nº 8, PRODIST – ANEEL.
Autor(es): VILELA JÚNIOR, Wagner Alves
Abstract: Os clientes estão cada vez mais exigentes quanto ao nível de tensão que recebem em suas localidades, e o Poder Regulador estabelece obrigações de compensação financeira aos clientes quando constatada que a tensão fornecida está fora dos parâmetros regulamentados como adequados. Dessa forma, aproveitando o banco de dados georreferenciado da CELG DISTRIBUIÇÃO S.A., uma ferramenta computacional para simular uma rede de distribuição, quanto aos níveis de tensão, foi desenvolvida como parte integrante desta dissertação de mestrado. O objetivo é extrair os indicadores de conformidade da tensão estabelecidos no Módulo nº 8 – Qualidade de Energia Elétrica, PRODIST- ANEEL, ou seja, os DRPs e DRCs. Tal ferramenta tem-se mostrado de grande utilidade, pois permite a identificação das não conformidades de tensão da concessionária, forçando a mesma a adotar um comportamento pró-ativo, minimizando desta forma os transtornos junto aos clientes e evitando as penalidades previstas em lei, as quais sem um controle efetivo poderiam inviabilizar economicamente o funcionamento da distribuidora de energia elétrica.
Citação: VILELA JÚNIOR, Wagner Alves. Ferramenta computacional para simular e adequar a rede elétrica, quanto às violações de tensões previstas no Módulo nº 8, PRODIST – ANEEL. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/918
Data do documento: Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_vilela junior_2013.pdf8,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.