Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/921
Tipo: Dissertação
Título: Flutuações quânticas do vácuo na presença de uma fronteira e suas implicações sobre o comportamento de uma partícula teste nas suas proximidades.
Autor(es): SILVA, Malú Maira da
Abstract: Neste trabalho, investigamos o movimento browniano de uma partícula teste carregada próxima a uma fronteira plana perfeitamente refletora. Primeiramente discutimos os resultados recentemente apresentados na literatura [1], que abordam o movimento de uma partícula devido as flutuações do vácuo do campo eletromagnético na presença de uma fronteira plana perfeitamente refletora. Calculamos as dispersões quadráticas nos valores da velocidade e posição da partícula e obtemos alguns resultados negativos, que são justificados ao considerarmos a incerteza na posição da partícula na ausência da fronteira. Além disso, a presença da placa provoca divergências em determinados pontos. Sugere-se que essas divergências ocorram pela hipótese de uma fronteira perfeita, idealizada. Um tratamento um pouco mais realista, no qual a posição da fronteira flutue em torno de um valor médio através de uma distribuição de probabilidade, pode regularizar essas divergências. Motivados pelo caso eletromagnético, nossa proposta aqui é examinar em detalhes o modelo simplificado em dimensão (1+1) do movimento browniano de uma partícula carregada, provocado agora pelas flutuações do vácuo do campo escalar, próxima a uma fronteira plana perfeitamente refletora, no qual as questões levantadas no primeiro caso relacionadas as divergências na dispersão quadrática da velocidade são devidamente consideradas e solucionadas
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: SILVA, Malú Maira da. Flutuações quânticas do vácuo na presença de uma fronteira e suas implicações sobre o comportamento de uma partícula teste nas suas proximidades. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Física e Matemática aplicada) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/921
Data do documento: 14-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva1_2013.pdf410,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.