Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/925
Tipo: Dissertação
Título: Estudo para implantação de sistema de gestão da qualidade baseado na Norma ABNT NBR ISO/ IEC 17025 – O caso do Laboratório de Etiquetagem de Bombas da Universidade Federal de Itajubá – MG (LEB/ UNIFEI).
Autor(es): CERQUEIRA, Rodrigo Júlio
Abstract: A padronização nacional e internacional de ensaios em laboratório é fundamental para a comprovação de sua eficácia, sistematizando a coleta de dados e análise de resultados. Segundo INMETRO (2006), para bombas centrífugas, os procedimentos de avaliação da conformidade são aplicáveis uma vez que para cada família de bombas haverá um modelo ótimo que atenda às condições de vazão, altura e rotação exigidas, e com o indicativo de menor consumo de energia que as demais opções disponíveis no mercado. A etiquetagem de bombas centrífugas está no cronograma anual do INMETRO proporcionando alcançar o objetivo de uma etiqueta informativa como a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O Laboratório de Etiquetagem de Bombas Centrífugas da Universidade Federal de Itajubá (LEB-UNIFEI - MG) é o laboratório padrão do governo para o ensaio de bombas centrífugas e atende aos fabricantes de bombas que compõem o Grupo Técnico de Bombas Centrífugas (CT-BOM) juntamente com o PROCEL, INMETRO e fabricantes. Mesmo dispondo de equipe qualificada, boa estrutura e capacidade técnica, instrumentação e equipamentos de última geração para a avaliação da eficiência energética em conjuntos moto-bomba, o laboratório ainda não possui Certificação (Acreditação) junto ao INMETRO. Neste sentido, este trabalho apresenta os métodos utilizados na elaboração do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, para o LEB/UNIFEI. O manual, procedimentos e formulários foram desenvolvidos internamente através da aplicação de uma lista de verificação baseada na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, e após uma Auditoria Interna independente contratada, foi possível mapear os pontos falhos do LEB em relação aos requisitos gerenciais e técnicos da norma. O modelo aplicado mostrou-se efetivo permitindo o desenvolvimento e a implementação de medidas corretivas para efetivação do sistema de gestão de qualidade do Laboratório.
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: CERQUEIRA, Rodrigo Júlio. Estudo para implantação de sistema de gestão da qualidade baseado na Norma ABNT NBR ISO/ IEC 17025 – O caso do Laboratório de Etiquetagem de Bombas da Universidade Federal de Itajubá – MG (LEB/ UNIFEI). 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/925
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cerqueira_2013.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.