Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/937
Tipo: Dissertação
Título: Mensuração das práticas de inovação em empresas de base tecnológica: Um Estudo Multicaso em incubadoras do Sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba utilizando o Radar de Inovação.
Autor(es): RIBEIRO, Marcela Naves Costa
Abstract: O objetivo principal do estudo é avaliar o grau de inovação das empresas de base tecnológica, a partir do modelo Radar de Inovação proposto por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006), que se baseia em doze dimensões de inovação. O presente estudo reconhece a importância da inovação como diferencial estratégico e como condicionante para o sucesso dos negócios e a longevidade no mercado competitivo. No estudo é apresentada uma perspectiva histórica da inovação, são apresentadas as diversas definições do termo, incluindo a visão holística na qual este estudo é baseado. Apresenta-se as principais metodologias utilizadas para mensurar a inovação dentro das organizações, dando ênfase ao Radar de Inovação. É apresentada uma evolução histórica da incubação no Brasil e no mundo e os principais conceitos e definições relacionados ao tema, dada a sua interferência decisiva no ambiente de criação de empreendimentos inovadores. A pesquisa tem como objetos de estudo as incubadoras de empresa de base tecnológica e as empresas nela incubadas. Ao final, é possível avaliar que as empresas inovam principalmente nas dimensões clientes e presença, e que as dimensões processos e cadeia de fornecimento estão sendo pouco exploradas. Além disso, realizou-se um estudo comparativo por tempo de incubação e entre as incubadoras pesquisadas. Como produto final do estudo, criou-se uma ferramenta eletrônica de mensuração do grau de inovação das empresas, que avalia a evolução das empresas incubadas no que diz respeito à inovação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: RIBEIRO, Marcela Naves Costa. Mensuração das práticas de inovação em empresas de base tecnológica: Um Estudo Multicaso em incubadoras do Sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba utilizando o Radar de Inovação. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/937
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ribeiro2_2017.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.