UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/977
Tipo: Tese
Título: Metodologia para Gerenciamento de Projetos de Simulação a Eventos Discretos baseada no PMBOK®: Pesquisa-Ação em uma empresa de alta tecnologia.
Autor(es): PEREIRA, Tábata Fernandes
Abstract: A Simulação a Eventos Discretos é considerada uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisões, que vem sendo cada vez mais utilizada em diversos tipos de aplicações. Podem ser encontradas na literatura estruturas que possuem o objetivo de auxiliar os modeladores, em como conduzir um projeto de simulação. No entanto, quando se considera o fato de como gerenciar esse projeto, existe um gap em trabalhos que abordem esta questão. Nesse sentido, utilizou-se princípios da área de Gerenciamento de Projetos, para gerenciar os projetos de simulação. Para isso, seleciona-se a tipologia que melhor se enquadra com as características do projeto em estudo. Essa seleção pode ser realizada utilizando a Abordagem Contingencial, na qual analisa fatores externos ao projeto e indica a melhor tipologia para o mesmo. Considerando as especificidades de um projeto de simulação, a tipologia que mais se adequa a esse tipo de projeto é a Tradicional, mais especificamente a estrutura proposta pelo Guia PMBOK®, pois aborda o gerenciamento de dez áreas do conhecimento. Nesse contexto, esse trabalho pretende propor uma metodologia capaz de orientar analistas no gerenciamento de projetos de Simulação a Eventos Discretos, baseando-se na Abordagem Contingencial e Gerenciamento de Projeto. Para atingir esse objetivo foi aplicado o método pesquisa-ação em um projeto de simulação real em uma empresa de manufatura de alta tecnologia. A proposta foi elaborada e aplicada no objeto de estudo em questão. Ao final do trabalho, pode-se validar a proposta por meio de análises estatísticas, na qual demonstraram que quanto maior o tempo de experiência de um especialista em projeto de simulação, menos nível de detalhes este considera importante. Foi possível concluir também, por meio dos resultados obtidos pelo time de desenvolvimento e pelo cliente, que a proposta implementada, trouxe melhorias para o processo de gestão do projeto de simulação, agilizando e organizado muitos deles e assegurando a satisfação do cliente, aspecto essencial de garantia de qualidade e sucesso dos projetos.
Citação: PEREIRA, Tábata Fernandes. Metodologia para Gerenciamento de Projetos de Simulação a Eventos Discretos baseada no PMBOK®: Pesquisa-Ação em uma empresa de alta tecnologia. 2017. 196 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/977
Data do documento: Set-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_pereira_2017.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.