UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/979
Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Piranguçu/MG: Formação e Prática.
Autor(es): SILVA, Marília Luzia de Paiva e
Abstract: Neste trabalho, são apresentados os resultados de um curso de capacitação em Alfabetização Científica, realizado com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Piranguçu, no sul de Minas Gerais. Os aportes teóricos revisam os diferentes significados da Alfabetização Científica nas suas vertentes e dimensões, apontam indicadores substanciais e estabelecem uma relação com o ensino de Ciências, apresentando o Planejamento Pedagógico como instrumento para a sua efetivação nas práticas docentes. A abordagem qualitativa norteou o estudo realizado. Os sujeitos da pesquisa foram, inicialmente, trinta e oito docentes da rede municipal de Piranguçu, no sul de Minas Gerais, e, na etapa seguinte, quatro docentes que atuavam nas turmas do 5º ano do ensino fundamental, no mesmo município. Os dados foram coletados por meio da análise do Planejamento Pedagógico, entrevistas semiestruturadas e observação de aulas após o oferecimento do curso de capacitação “Alfabetização Científica nos anos iniciais do ensino fundamental”. Os docentes elaboraram conjuntamente o Planejamento Pedagógico do ensino de Ciências para suas respectivas turmas. Foram observadas seis aulas de um desses docentes. Os resultados indicaram que o Planejamento Pedagógico tornou-se referencial e, mesmo elaborado no início do ano letivo, está em contínuo movimento e é instrumento de orientação frequente para as suas ações didático-pedagógicas. Nele, os conteúdos de ensino, selecionados de acordo com as orientações dos documentos oficiais, apresentavam relações com o contexto e realidades mais próximas dos alunos. Os procedimentos didáticos privilegiaram as metodologias ativas nas quais os estudantes têm participação efetiva na sua aprendizagem. Os docentes entrevistados revelaram que o curso lhes possibilitou um olhar diferenciado para o ensino de Ciências com vistas à cidadania, na medida em que os conhecimentos podem colaborar no entendimento das questões do cotidiano, desde as mais simples até as mais complexas. As aulas observadas revelaram, ainda, que a Alfabetização Científica constitui uma prática efetiva no ensino de Ciências.
Citação: SILVA, Marília Luzia de Paiva e. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Piranguçu/MG: Formação e Prática. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/979
Data do documento: Abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva6_2013.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.