Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/981
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos de teoria quântica de campos com efeitos randômicos.
Autor(es): SILVA, Giancarlo Thales Camilo da
Abstract: Neste trabalho, investigamos dois modelos distintos de teorias quânticas de campos com efeitos randômicos. No primeiro, que consiste em um modelo bem conhecido na literatura de um campo de Klein-Gordon com flutuações randômicas na velocidade e na massa, estudamos as correções de ordem mais baixa nos parâmetros de randomicidade para as energias de interação entre distribuições estáticas de cargas concentradas em regiões D-dimensionais do espaço-tempo. Como casos particulares, obtemos as correções randômicas em 3 + 1 dimensões à interação Coulombiana entre duas cargas pontuais, à interação entre linhas de cargas, entre planos carregados, e entre dipolos. Na segunda parte do trabalho, estudamos uma modificação da eletrodinâmica de Maxwell que mantém a invariância de calibre mas quebra a invariância de Lorentz devido à presença de um vetor de fundo que flutua randomicamente. Após obter a correção perturbativa de ordem mais baixa ao propagador de Maxwell, estudamos suas consequências sob o espectro do átomo de Hidrogênio e sob o potencial de um solenóide infinito. Em particular, as correções randômicas ao espectro do Hidrogênio são comparadas com os presentes dados experimentais com o intuito de estabelecer um limite superior para a magnitude dos efeitos de quebra de simetria de Lorentz.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: SILVA, Giancarlo Thales Camilo da. Aspectos de teoria quântica de campos com efeitos randômicos. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/981
Data do documento: 28-Mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva7_2013.pdf745 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.