Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/994
Tipo: Dissertação
Título: Impacto da Geração Distribuída na Proteção de Sistema de Distribuição.
Autor(es): BRAGA JUNIOR, Mozart Ferreira
Abstract: Atualmente, com a regulamentação e incentivos fiscais para inserção de fontes renováveis ao sistema de distribuição, as pequenas centrais geradoras, conhecidas por Geração Distribuída (GD) tem papel fundamental na matriz energética, contribuindo para aumentar a capacidade de geração e fornecimento de energia elétrica mais próximas das unidades consumidoras. A liberação de créditos bancários aos produtores independentes proporcionou um avanço nos empreendimentos desta natureza, representando um grande desafio para as distribuidoras de energia elétrica para elaborar estudos de planejamento, proteção, operação e manutenção de suas redes, devido a migração de um sistema anteriormente radial e unidirecional para um sistema bidirecional. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da conexão de geração distribuída nos sistemas de proteção de redes de distribuição, analisar as políticas de religamentos automáticos, as filosofias de proteção adotadas pelas concessionárias e propor soluções mitigadoras para os problemas identificados. Como estudo de caso foram utilizados quatro alimentadores da CEMIG Distribuição S.A que possuem conexão com geração distribuída através de fontes hídricas, térmica a gás e fotovoltaica. De posse dos resultados obtidos através destas simulações, foi possível vislumbrar e propor soluções para os problemas identificados destacando a implementação da função direcional de sobrecorrente no religador de conexão e grupos de ajustes em função da configuração operacional do sistema.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: BRAGA JUNIOR, Mozart Ferreira. Impacto da Geração Distribuída na Proteção de Sistema de Distribuição. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/994
Data do documento: Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_braga_junior_2017.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.