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Avaliação Institucional externa e os professores de Ciências: Um estudo na Fundação Bradesco de Itajubá/ MG.

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dc.creator MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida
dc.date.issued 2016-10-11
dc.identifier.citation MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida. Avaliação Institucional externa e os professores de Ciências: Um estudo na Fundação Bradesco de Itajubá/ MG. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1004
dc.description.abstract A avaliação é um dos aspectos mais complexos para a vida escolar do aluno, do professor e de especialistas que acompanham a ação formativa, especialmente porque a avaliação tem condições de, quando bem pensada, apontar caminhos, rever conteúdos, estratégias e métodos de ensino e de aprendizagem, de refletir como cada um precisa ser avaliado com vistas à melhor adequação do ensino às condições do aluno. Muitas ações estão sendo desenvolvidas relacionadas às avaliações externas, tanto pelo Governo Federal quanto pelos Governos Estaduais, assim como outros sistemas próprios de avaliação que estão sendo desenvolvidos e aprimorados pela rede privada, como a Fundação Bradesco, que conta com uma matriz de referência para suas avaliações semestrais e institucionais que mobilizaram este novo comportamento na direção de mecanismos internos e externos em busca de melhorar os conteúdos e procedimentos pedagógicos. Neste trabalho o objetivo é analisar a percepção dos professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio da Fundação Bradesco de Itajubá sobre a relação entre as avaliações externas e sua prática docente, numa Instituição de ensino particular cuja educação é gratuita, pois atende às comunidades mais carentes. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para a coleta de informação e análise de conteúdo como ferramenta de análise. Os professores entrevistados contribuíram com informações relevantes, permitindo registrar o seu empenho na prática docente com foco na aquisição de conhecimento por seus alunos. De acordo com os dados obtidos, evidenciamos a importância de se conhecer as concepções dos professores sobre a avaliação, visto que a conclusão indica que as avaliações externas estão mudando a rotina escolar e consequentemente as práticas docentes dos entrevistados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Avaliação Institucional externa e os professores de Ciências: Um estudo na Fundação Bradesco de Itajubá/ MG. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 104 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Avaliação externa pt_BR
dc.keywords.portuguese Fundação Bradesco pt_BR
dc.keywords.portuguese Prática docente pt_BR
dc.keywords.english External valuation pt_BR
dc.keywords.english Bradesco Foundation pt_BR
dc.keywords.english Teaching practice pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.orientador.coorientador FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-11-08T16:34:50Z
dc.date.accessioned 2017-11-08T16:34:50Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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