dc.creator |
MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida |
|
dc.date.issued |
2016-10-11 |
|
dc.identifier.citation |
MARIHAMA, Diego Kenji de Almeida. Avaliação Institucional externa e os professores de Ciências: Um estudo na Fundação Bradesco de Itajubá/ MG. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1004 |
|
dc.description.abstract |
A avaliação é um dos aspectos mais complexos para a vida escolar do aluno, do professor e de especialistas que acompanham a ação formativa, especialmente porque a avaliação tem condições de, quando bem pensada, apontar caminhos, rever conteúdos, estratégias e métodos de ensino e de aprendizagem, de refletir como cada um precisa ser avaliado com vistas à melhor adequação do ensino às condições do aluno. Muitas ações estão sendo desenvolvidas relacionadas às avaliações externas, tanto pelo Governo Federal quanto pelos Governos Estaduais, assim como outros sistemas próprios de avaliação que estão sendo desenvolvidos e aprimorados pela rede privada, como a Fundação Bradesco, que conta com uma matriz de referência para suas avaliações semestrais e institucionais que mobilizaram este novo comportamento na direção de mecanismos internos e externos em busca de melhorar os conteúdos e procedimentos pedagógicos. Neste trabalho o objetivo é analisar a percepção dos professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio da Fundação Bradesco de Itajubá sobre a relação entre as avaliações externas e sua prática docente, numa Instituição de ensino particular cuja educação é gratuita, pois atende às comunidades mais carentes. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para a coleta de informação e análise de conteúdo como ferramenta de análise. Os professores entrevistados contribuíram com informações relevantes, permitindo registrar o seu empenho na prática docente com foco na aquisição de conhecimento por seus alunos. De acordo com os dados obtidos, evidenciamos a importância de se conhecer as concepções dos professores sobre a avaliação, visto que a conclusão indica que as avaliações externas estão mudando a rotina escolar e consequentemente as práticas docentes dos entrevistados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação Institucional externa e os professores de Ciências: Um estudo na Fundação Bradesco de Itajubá/ MG. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
104 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Avaliação externa |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Fundação Bradesco |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Prática docente |
pt_BR |
dc.keywords.english |
External valuation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Bradesco Foundation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.orientador.coorientador |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-11-08T16:34:50Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-08T16:34:50Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|