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Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia.

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dc.creator HIGUERA, Leidy Milena Mora
dc.date.issued 2017-10
dc.identifier.citation HIGUERA, Leidy Milena Mora. Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1036
dc.description.abstract O setor de transporte de combustíveis nas áreas isoladas de Brasil é pouco explorado. Existem normas que regulam o setor, mais não se tem uma informação detalhada da distribuição logística de combustíveis como o óleo diesel, utilizada na geração de energia elétrica em diferentes áreas do país, principalmente na Região Norte. Esta região tem características e particularidades geográficas que dificultam a interligação ao Sistema Interligado Nacional de Energia. Nas localidades em lugares isolados é feita a geração de energia elétrica na sua maioria com usinas termelétricas. Os custos de combustíveis como o óleo diesel, afetam consideravelmente a economia do país, pela responsabilidade da Conta de Consumo de Combustíveis. Diante o contexto explicado, a presente dissertação, tem como objeto apresentar uma avaliação e análise dos custos logísticos de óleo diesel no estado de Rondônia, pertencente em parte às comunidades isoladas da Região Norte. O estudo do caso é realizado para a comparação de custos do transporte do óleo diesel até as usinas de Rondônia comparando dois esquemas de distribuição de cargas no modal rodoviário. O uso de ferramentas de geoprocessamento (Quantum Gis) e de programação lineal (Solver) permitiu modelar o custo dos trajetos utilizados. O modelo permite construir quantitativamente uma análise detalhada do comportamento logístico para áreas isoladas gerando uma redução de custos de 13% para 14 usinas localizadas em Rondônia, aumentando as capacidades dos caminhões. Como alternativa de redução de rota, foi proposto um mesmo trajeto de Porto Velho até as usinas de Urucumaçuã e Pacaraná, utilizando a metodologia de carga compartilhada para as duas usinas, obtendo uma redução de 51 e 37% dos custos logísticos anuais em relação aos custos se o transporte fosse feito em caminhões separados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 144 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistema Isolado pt_BR
dc.keywords.portuguese Usina Termelétrica pt_BR
dc.keywords.portuguese Óleo Diesel pt_BR
dc.keywords.portuguese Cadeia de Distribuição pt_BR
dc.keywords.portuguese Consumo Específico pt_BR
dc.keywords.portuguese Geoprocessamento pt_BR
dc.keywords.english Isolated areas pt_BR
dc.keywords.english Thermoelectric Plant pt_BR
dc.keywords.english Diesel oil pt_BR
dc.keywords.english Distribution chain pt_BR
dc.keywords.english Specific Consumption pt_BR
dc.keywords.english Geoprocessing pt_BR
dc.orientador.principal COBAS, Vladimir Rafael Melian
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.area Planejamento e Gestão de Sistemas Energéticos pt_BR
dc.date.available 2017-12-20T18:12:33Z
dc.date.accessioned 2017-12-20T18:12:33Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia


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