dc.creator |
HIGUERA, Leidy Milena Mora |
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dc.date.issued |
2017-10 |
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dc.identifier.citation |
HIGUERA, Leidy Milena Mora. Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1036 |
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dc.description.abstract |
O setor de transporte de combustíveis nas áreas isoladas de Brasil é pouco explorado. Existem normas que regulam o setor, mais não se tem uma informação detalhada da distribuição logística de combustíveis como o óleo diesel, utilizada na geração de energia elétrica em diferentes áreas do país, principalmente na Região Norte. Esta região tem características e particularidades geográficas que dificultam a interligação ao Sistema Interligado Nacional de Energia. Nas localidades em lugares isolados é feita a geração de energia elétrica na sua maioria com usinas termelétricas. Os custos de combustíveis como o óleo diesel, afetam consideravelmente a economia do país, pela responsabilidade da Conta de Consumo de Combustíveis. Diante o contexto explicado, a presente dissertação, tem como objeto apresentar uma avaliação e análise dos custos logísticos de óleo diesel no estado de Rondônia, pertencente em parte às comunidades isoladas da Região Norte. O estudo do caso é realizado para a comparação de custos do transporte do óleo diesel até as usinas de Rondônia comparando dois esquemas de distribuição de cargas no modal rodoviário. O uso de ferramentas de geoprocessamento (Quantum Gis) e de programação lineal (Solver) permitiu modelar o custo dos trajetos utilizados. O modelo permite construir quantitativamente uma análise detalhada do comportamento logístico para áreas isoladas gerando uma redução de custos de 13% para 14 usinas localizadas em Rondônia, aumentando as capacidades dos caminhões. Como alternativa de redução de rota, foi proposto um mesmo trajeto de Porto Velho até as usinas de Urucumaçuã e Pacaraná, utilizando a metodologia de carga compartilhada para as duas usinas, obtendo uma redução de 51 e 37% dos custos logísticos anuais em relação aos custos se o transporte fosse feito em caminhões separados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Análise de redução de custos de transporte de óleo diesel para as termelétricas das áreas isoladas de Rondônia. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
144 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Sistema Isolado |
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dc.keywords.portuguese |
Usina Termelétrica |
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dc.keywords.portuguese |
Óleo Diesel |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Cadeia de Distribuição |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Consumo Específico |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Geoprocessamento |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Isolated areas |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Thermoelectric Plant |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Diesel oil |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Distribution chain |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Specific Consumption |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Geoprocessing |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
COBAS, Vladimir Rafael Melian |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.area |
Planejamento e Gestão de Sistemas Energéticos |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-12-20T18:12:33Z |
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dc.date.accessioned |
2017-12-20T18:12:33Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
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