DSpace/Manakin Repository

Estado da arte sobre formação de professores em eventos: Perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de Física.

Mostrar registro simples

dc.creator RIBEIRO, Daiane Aparecida
dc.date.issued 2017-06
dc.identifier.citation RIBEIRO, Daiane Aparecida. Estado da arte sobre formação de professores em eventos: Perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de Física. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1039
dc.description.abstract Nesta investigação são mostrados os resultados do levantamento do perfil dos pesquisadores e a caracterização dos trabalhos que apresentaram pesquisas na linha temática “Formação de Professores de Física” no Encontro Pesquisa em Ensino de Física, entre os anos de 2006 a 2014. O objetivo principal desta pesquisa é fazer um mapeamento, procurando descrever, na primeira etapa: instituição origem e a formação (inicial e de pós-graduação) de seus autores e, na segunda etapa: aspectos metodológicos e tendência das pesquisas. O trabalho realizado é de caráter bibliográfico e os dados obtidos foram categorizados em tabelas de análise e agrupados por familiaridades. Nesse processo de categorização evidenciamos a grande maioria das pesquisas exclui a possibilidade de se embasar em referenciais teóricos e, uma parcela dessas pesquisas apresentam propostas para futuras investigações. Com relação ao perfil dos autores, alguns não têm formação específica na área do evento, sendo possível concluir que os trabalhos sobre formação de professores no período analisado são principalmente oriundos de autores com formação nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, com título de Doutor e Mestre. Além disso, também verificou-se que a maioria dos trabalhos apresentados são proveniente de instituições de ensino das regiões Sul e Sudeste. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Estado da arte sobre formação de professores em eventos: Perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de Física. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 148 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Formação de professores pt_BR
dc.keywords.portuguese Estado da Arte pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Física pt_BR
dc.keywords.portuguese Perfil dos Autores pt_BR
dc.keywords.portuguese Análise por familiaridade pt_BR
dc.keywords.english Teacher training pt_BR
dc.keywords.english State of the Art pt_BR
dc.keywords.english Physics Teaching pt_BR
dc.keywords.english Authors' profile pt_BR
dc.keywords.english Familiarity analysis pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Agenor Pina da
dc.orientador.coorientador SILVA, João Ricardo Neves da
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2018-01-03T18:20:36Z
dc.date.accessioned 2018-01-03T18:20:36Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples