dc.creator |
SANTOS, Nycolas de Lima |
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dc.date.issued |
2017-11 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Nycolas de Lima. Utilização de Controle Reconfigurável para um avião com falhas induzidas em Superfícies de Controle. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1060 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho se trata da implementação e da proposição de diferentes técnicas de controle para controlar uma aeronave militar, de asa rígida, o caça francês Mirage III. Visa-se o estudo do comportamento da aeronave quando a mesma apresentar defeitos em suas superfícies de controle, mais especificamente no aileron e no profundor. Através da reconfiguração dos controladores, propõe-se um sistema automático de atuação para que estes controles sejam tolerantes a falhas. Primeiramente, foram introduzidos os conceitos básicos de aviação, caracterização da aeronave e dinâmica de voo, bem como todas as equações do movimento utilizadas no modelo matemático. Então, foram apresentadas as leis de controles utilizadas, sua fundamentação teórica, ganhos e a metodologia da inserção das falhas. Utilizando um programa computacional de engenharia, foram realizadas simulações no domínio do tempo com finalidade da validação do modelo, estudo do comportamento da aeronave e sua controlabilidade, com e sem defeitos, para o controle das diferentes variáveis de estado e utilizando as diferentes técnicas. Para cada variável foram realizadas qualificações para as técnicas de controle utilizadas em diferentes quesitos. Foi avaliada a controlabilidade da aeronave e se o conjunto, aeronave mais sistema de controle, tem a capacidade de completar sua missão mesmo com a ocorrência de falhas. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Utilização de Controle Reconfigurável para um avião com falhas induzidas em Superfícies de Controle. |
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dc.type |
Dissertação |
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dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
154 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Controle de voo |
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dc.keywords.portuguese |
Controle reconfigurável |
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dc.keywords.portuguese |
Controle tolerante a falhas |
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dc.keywords.portuguese |
Controle ativo |
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dc.keywords.english |
Flight control |
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dc.keywords.english |
Reconfigurable control |
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dc.keywords.english |
Fault tolerant control |
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dc.keywords.english |
Active control |
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dc.orientador.principal |
CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da |
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dc.orientador.coorientador |
SOUSA, Marcelo Santiago de |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
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dc.pg.area |
Projeto, Materiais e Processos |
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dc.date.available |
2018-01-17T15:35:24Z |
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dc.date.accessioned |
2018-01-17T15:35:24Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
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