DSpace/Manakin Repository

Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira.

Mostrar registro simples

dc.creator CRUZ, Francine Fernandes
dc.date.issued 2017-12
dc.identifier.citation CRUZ, Francine Fernandes. Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1077
dc.description.abstract O presente trabalho teve o objetivo de analisar a formação política proposta aos alunos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências de uma universidade pública brasileira, buscando compreender o sentido e a importância dessa formação para os professores formadores. Buscamos identificar essa formação, através dos discursos de professores formadores, ressaltando que os documentos oficiais também contribuíram para a análise. Dialogamos com referenciais teóricos apoiados, principalmente, no materialismo histórico; e o percurso metodológico se deu pela hermenêutica, que nos levou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação política engendrada ao trabalho pedagógico-formativo dos cursos de licenciatura analisados. Através desta pesquisa, foi possível apontar o valor de uma formação política na formação de professores. Amparada na vertente freireana, a pesquisa lança novas reflexões que atravessam positivamente a temática na perspectiva de uma docência cada vez mais cidadã. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 136 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Formação de Professores pt_BR
dc.keywords.portuguese Formação Política pt_BR
dc.keywords.portuguese Universidade pt_BR
dc.keywords.english Teacher-formation pt_BR
dc.keywords.english Political Formation pt_BR
dc.keywords.english University pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Educação e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2018-02-16T21:09:55Z
dc.date.accessioned 2018-02-16T21:09:55Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples