dc.creator |
CRUZ, Francine Fernandes |
|
dc.date.issued |
2017-12 |
|
dc.identifier.citation |
CRUZ, Francine Fernandes. Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1077 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve o objetivo de analisar a formação política proposta aos alunos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências de uma universidade pública brasileira, buscando compreender o sentido e a importância dessa formação para os professores formadores. Buscamos identificar essa formação, através dos discursos de professores formadores, ressaltando que os documentos oficiais também contribuíram para a análise. Dialogamos com referenciais teóricos apoiados, principalmente, no materialismo histórico; e o percurso metodológico se deu pela hermenêutica, que nos levou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação política engendrada ao trabalho pedagógico-formativo dos cursos de licenciatura analisados. Através desta pesquisa, foi possível apontar o valor de uma formação política na formação de professores. Amparada na vertente freireana, a pesquisa lança novas reflexões que atravessam positivamente a temática na perspectiva de uma docência cada vez mais cidadã. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
136 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Formação Política |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Universidade |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teacher-formation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Political Formation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
University |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Educação e Tecnologias |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-16T21:09:55Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-16T21:09:55Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|