dc.creator |
GUIMARÃES, Gessica Batista |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Gessica Batista. Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1083 |
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dc.description.abstract |
A insustentabilidade percebida nos dias atuais na relação estabelecida entre o ser humano organizado em sociedade e a natureza tem gerado no decorrer dos anos diversos problemas socioambientais, dentre os quais, o descarte massivo de resíduos sólidos no meio ambiente tem se configurado como problemática expressiva. Dentre as ações que se engedram na busca pela resolução de tal problemática, o processo educativo se mostra como iniciativa que muito pode contribuir para que novos e melhores cenários sejam delineados. Nas práticas educativas escolares, o trabalho que envolve questões relativas ao lixo e ao descarte de resíduos de forma geral acaba ficando a cargo das disciplinas das Ciências da Natureza. O presente trabalho propõe-se a investigar as concepções de professores da área das Ciências da Natureza atuantes no Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maria da Fé/MG sobre o descarte irregular de resíduos sólidos enquanto um problema social e ambiental e o trabalho com conceitos científicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professores atuantes na referida escola, sendo dois professores da disciplina de Biologia, dois de Física e dois de Química. A partir da análise dos dados constatou-se que esta temática é pouco abordada no Ensino Médio; que os professores apresentam dificuldades conceituais relativas aos resíduos sólidos e ao lixo; que os problemas ambientais reconhecidos são aqueles resultantes de uma perspectiva antropocêntrica e comportamentalista; e que poucas reflexões são estabelecidas com fatores históricos, culturais, sociais e econômicos ao tratar dos problemas socioambientais relativos ao lixo. No tocante ao trabalho com conceitos científicos, constatou-se que os professores de Biologia apresentam maior domínio da temática em relação aos demais, que as abordagens se aproximam de ações pedagógicas numa perspectiva técnica/naturalista; e que dos materiais escolhidos para tratar do tema os recursos de mídia como vídeos e imagens retirados da internet são os mais utilizados. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
85 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Lixo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Concepções docentes |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Solid wastes |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Trash |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teacher comprehensions |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SANTOS, Janaina Roberta dos |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-16T23:52:20Z |
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dc.date.accessioned |
2018-02-16T23:52:20Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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