DSpace/Manakin Repository

Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza.

Mostrar registro simples

dc.creator GUIMARÃES, Gessica Batista
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Gessica Batista. Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1083
dc.description.abstract A insustentabilidade percebida nos dias atuais na relação estabelecida entre o ser humano organizado em sociedade e a natureza tem gerado no decorrer dos anos diversos problemas socioambientais, dentre os quais, o descarte massivo de resíduos sólidos no meio ambiente tem se configurado como problemática expressiva. Dentre as ações que se engedram na busca pela resolução de tal problemática, o processo educativo se mostra como iniciativa que muito pode contribuir para que novos e melhores cenários sejam delineados. Nas práticas educativas escolares, o trabalho que envolve questões relativas ao lixo e ao descarte de resíduos de forma geral acaba ficando a cargo das disciplinas das Ciências da Natureza. O presente trabalho propõe-se a investigar as concepções de professores da área das Ciências da Natureza atuantes no Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maria da Fé/MG sobre o descarte irregular de resíduos sólidos enquanto um problema social e ambiental e o trabalho com conceitos científicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professores atuantes na referida escola, sendo dois professores da disciplina de Biologia, dois de Física e dois de Química. A partir da análise dos dados constatou-se que esta temática é pouco abordada no Ensino Médio; que os professores apresentam dificuldades conceituais relativas aos resíduos sólidos e ao lixo; que os problemas ambientais reconhecidos são aqueles resultantes de uma perspectiva antropocêntrica e comportamentalista; e que poucas reflexões são estabelecidas com fatores históricos, culturais, sociais e econômicos ao tratar dos problemas socioambientais relativos ao lixo. No tocante ao trabalho com conceitos científicos, constatou-se que os professores de Biologia apresentam maior domínio da temática em relação aos demais, que as abordagens se aproximam de ações pedagógicas numa perspectiva técnica/naturalista; e que dos materiais escolhidos para tratar do tema os recursos de mídia como vídeos e imagens retirados da internet são os mais utilizados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 85 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação ambiental pt_BR
dc.keywords.portuguese Resíduos sólidos pt_BR
dc.keywords.portuguese Lixo pt_BR
dc.keywords.portuguese Concepções docentes pt_BR
dc.keywords.english Environmental Education pt_BR
dc.keywords.english Solid wastes pt_BR
dc.keywords.english Trash pt_BR
dc.keywords.english Teacher comprehensions pt_BR
dc.orientador.principal SANTOS, Janaina Roberta dos
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências pt_BR
dc.date.available 2018-02-16T23:52:20Z
dc.date.accessioned 2018-02-16T23:52:20Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples