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Simulação a Eventos Discretos para Apoio à Decisão na Logística Reversa de Pneus Inservíveis em Consórcio de Cidades.

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dc.creator FAGUNDES, Liliane Dolores
dc.date.issued 2017-12
dc.identifier.citation FAGUNDES, Liliane Dolores. Simulação a Eventos Discretos para Apoio à Decisão na Logística Reversa de Pneus Inservíveis em Consórcio de Cidades. 2017. 146 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1122
dc.description.abstract De acordo com as leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os pneus necessitam de destinação ambientalmente correta ao fim de suas vidas úteis. A atenção legal dispensada ao descarte deste objeto deve-se ao fato dos danos ambientais que o descarte inadequado pode causar. Além disto, é um produto com características que dificultam a disposição final, pois não podem, por exemplo, ter como destino final aterros sanitários. A legislação brasileira prevê desde a década de 1990 normas específicas designando responsáveis e metas para destinação dos pneus. Isto impactou diretamente na situação atual, onde 93% da meta estipulada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), para destinação ambientalmente correta de pneus, é cumprida. Para o alcance deste índice, trabalham em parceria usuários, comerciantes, prefeituras e os fabricantes na Logística Reversa (LR) dos pneus inseríveis. Isto caracteriza a responsabilidade compartilhada sugerida pela PNRS. No entanto, a relação das cidades onde o processo de LR de pneus ocorre disponibilizada pela Reciclanip, associação responsável pela destinação ambientalmente correta de pneus, mostra uma fragilidade na LR dos pneus inservíveis em cidades com menos de cem mil habitantes. A PNRS e a Reciclanip sugerem que este perfil de cidades se organizem em consórcios. O agrupamento de cidades em consórcios tem como finalidade facilitar a concretização de políticas públicas. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo auxiliar as cidades de pequeno porte a planejar e fazer a gestão da LR dos pneus inservíveis. A ferramenta utilizada é a Simulação a Eventos Discretos (SED), pois ela permite uma representação confiável do sistema estudado em modelo computacional. Além disto, é possível realizar mudanças no modelo computacional a fim de simular e avaliar o impacto que causarão no sistema real. Para a aplicação da SED foi utilizado um consórcio representativo do perfil de cidades onde a melhoria precisa ser implementada. Partindo da modelagem do consórcio, são propostas alterações no funcionamento atual por meio de cenários para comparar as vantagens ou desvantagens que poderiam ser obtidas. Para a avaliação dos diferentes cenários são utilizados como indicadores de desempenho: custo do consórcio com a LR dos pneus e emissão de poluentes durante o transporte. Os resultados mostram que um planejamento realizado com outras quantidades de pneus transportadas, tipos de transporte e utilização de transporte solidário pode reduzir o custo da LR e a emissão de poluentes. Por meio da comparação da simulação representativa da situação real e dos cenários com os melhores resultados, a redução média de emissão de gases poluentes pode chegar a 75%, a redução de emissão de CO2 a 62% e a redução média com custo da LR a 60%. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Simulação a Eventos Discretos para Apoio à Decisão na Logística Reversa de Pneus Inservíveis em Consórcio de Cidades. pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 146 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Logística Reversa pt_BR
dc.keywords.portuguese Pneus Inservíveis pt_BR
dc.keywords.portuguese Simulação a Eventos Discretos pt_BR
dc.keywords.portuguese Consórcio de Cidades pt_BR
dc.keywords.english Reverse Logistics pt_BR
dc.keywords.english Unusable Tires pt_BR
dc.keywords.english Discrete Events Simulation pt_BR
dc.keywords.english Consortium of Cities pt_BR
dc.orientador.principal LIMA, Renato da Silva
dc.orientador.coorientador MIRANDA, Rafael de Carvalho
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Modelagem e Otimização pt_BR
dc.date.available 2018-03-12T13:46:09Z
dc.date.accessioned 2018-03-12T13:46:09Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção


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