dc.creator |
SANTOS, Weslley Vieira dos |
|
dc.date.issued |
2018-02-21 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Weslley Vieira dos. Percepção ambiental e climática: Estudo de Caso em escolas públicas de Itajubá-MG. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1123 |
|
dc.description.abstract |
A percepção é o processo no qual o indivíduo assimila os estímulos externos, os internaliza por meio do processo cognitivo e a eles atribui significado. Nesse sentido, a percepção ambiental e climática é a forma como os indivíduos entendem os fenômenos naturais que se manifestam no seu cotidiano. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi conhecer a percepção ambiental e climática de alunos do quinto ano de escolas públicas municipais de Itajubá-MG. Foram selecionadas quatro escolas, duas localizadas na área rural e duas localizadas na área urbana do município. Adotou-se uma estratégia metodológica quantiqualitativa, com aplicação de questionários e observação ao longo do ano de 2016, compreendendo os objetivos do projeto de extensão universitária Amigos do Clima e os da pesquisa em percepção. As análises apontaram que os alunos demonstraram interesse e participação satisfatórios nas atividades do projeto apenas quando realizadas na escola. No tocante à percepção ambiental e climática, constata-se que todos os alunos apresentaram a mesma dificuldade: perceberem-se como pertencentes ao meio atmosférico; e que os alunos que estão inseridos em um contexto rural não têm necessariamente uma percepção ambiental e climática mais apurada do que os alunos que frequentam escolas na área urbana. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Percepção ambiental e climática: Estudo de Caso em escolas públicas de Itajubá-MG. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
115 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Percepção ambiental e climática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Escolas públicas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental and climatic perception |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Public schools |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Elementary school |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REBOITA, Michelle Simões |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
pt_BR |
dc.pg.area |
Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-03-12T13:55:44Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-12T13:55:44Z |
|
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
|