Resumo:
Através do mapeamento da produção na área de Educação em Ciências, realizado nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, no Banco de Teses  e  Dissertações  da  Coordenação  de  Aperfeiçoamento  de  Pessoal  de  Nível Superior  e  em  periódicos  brasileiros  da  área  de  Ensino  de  Ciências,  no  período  de 1997 a 2016, verificou-se que há a predominância de uma imagem estereotipada da percepção  sobre  a  ciência  e  do  trabalho  científico em  alunos  e  professores.  Deste modo, este trabalho buscou verificar se os Texto de Divulgação Científica da revista Ciência Hoje online podem ser um potencial recurso na discussão de características da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de ciências. Foram selecionados artigos da área de química, física e ciências biológicas, no período de Janeiro de 2014 a Abril de 2016,  totalizando  nove  textos,  que  foram  analisados  através  da  Análise  Textual Discursiva.  Para  a  análise  do corpus,  foram  adotados  como  referencial  teórico  os estudos sobre epistemologia da ciência, na identificação das características da NdC presente   nos   textos,   para   posterior   discussão   das   percepções   que   essas características  podem  fomentar  no  leitor.  Foi  possível  a  identificação  de  cinco dimensões (categorias) sobre a construção do conhecimento nos textos analisados: teórico-metodológica; motivacional; resultante; histórico-temporal; e social e coletiva. Apesar  de  também  apresentarem  percepções  deformadas  sobre  a  ciência,  os resultados  indicam  que  tais  textos  podem  ser  utilizados  como  recurso  didático  na abordagem  de  características  da  NdC,  bem  como  auxiliar  na  discussão  e  possível desmistificação de alguns estereótipos, ao apresentar concepções que se aproximam de uma imagem mais adequada em relação à NdC.