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Unidades de Conservação: Análise dos Conflitos e das Potencialidades Socioambientais.

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dc.creator MOREIRA, Letícia de Alcântara
dc.date.issued 2018-02-23
dc.identifier.citation MOREIRA, Letícia de Alcântara. Unidades de Conservação: Análise dos Conflitos e das Potencialidades Socioambientais. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1180
dc.description.abstract A proteção dos recursos ambientais torna-se cada vez mais necessária, considerando os atuais padrões de consumo e produção da sociedade. Logo, os recursos naturais estão cada vez mais escassos, no que se refere à disponibilidade, qualidade e quantidade. Tal escassez pressiona entidades para elaboração de políticas públicas especificas de conservação. Neste contexto, as Unidades de Conservação (UCs) são áreas destinadas à conservação dos recursos com limites estabelecidos por lei e sob gestão das três esferas de poder (municipal, estadual e federal). Criar uma UC traz incontáveis benefícios para a sociedade, os quais são chamados de serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos. Com base no contexto apresentado o presente trabalho teve como objetivo analisar os conflitos e as potencialidades socioambientais existentes na Sub Sede Sul do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Vila de Trindade, no município de Paraty/RJ, visando ao fortalecimento da gestão participativa. Para tanto, foram utilizadas três metodologias distintas, as quais: observação participante/ não participante (adaptação de métodos), envio de questionários e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os principais conflitos identificados foram de subsistência, culturais e territoriais. As principais potencialidades foram: o entendimento do porquê da criação do parque e sua necessidade, o conhecimento sobre educação ambiental, a possibilidade de parceria com o parque, iniciativas de turismo de base comunitária, assim como, há organização social na comunidade estudada. Conclui-se que apesar conflitos existentes na área estudada, existem também potencialidades, havendo a necessidade de fortalecimento de diversos aspectos e implantação de outros. No entanto, é possível perceber a disponibilidade da comunidade em ser parceira do PNSB, e quanto a mesma conhece e luta pela justiça ambiental, além de, fato observado em diversas falas, possuir um ponto de vista crítico sobre o assunto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Unidades de Conservação: Análise dos Conflitos e das Potencialidades Socioambientais. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 126 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão Participativa pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Ambiental pt_BR
dc.keywords.portuguese Participação Social pt_BR
dc.keywords.english Participatory Management pt_BR
dc.keywords.english Environmental education pt_BR
dc.keywords.english Social Participation pt_BR
dc.orientador.principal RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira
dc.orientador.coorientador BOTEZELLI, Luciana
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Meio Ambiente e Recursos Hídricos pt_BR
dc.pg.area Diagnóstico, monitoramento e gestão ambiental pt_BR
dc.date.available 2018-03-27T14:46:08Z
dc.date.accessioned 2018-03-27T14:46:08Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos


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