dc.creator |
MOREIRA, Letícia de Alcântara |
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dc.date.issued |
2018-02-23 |
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dc.identifier.citation |
MOREIRA, Letícia de Alcântara. Unidades de Conservação: Análise dos Conflitos e das Potencialidades Socioambientais. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1180 |
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dc.description.abstract |
A proteção dos recursos ambientais torna-se cada vez mais necessária, considerando os atuais padrões de consumo e produção da sociedade. Logo, os recursos naturais estão cada vez mais escassos, no que se refere à disponibilidade, qualidade e quantidade. Tal escassez pressiona entidades para elaboração de políticas públicas especificas de conservação. Neste contexto, as Unidades de Conservação (UCs) são áreas destinadas à conservação dos recursos com limites estabelecidos por lei e sob gestão das três esferas de poder (municipal, estadual e federal). Criar uma UC traz incontáveis benefícios para a sociedade, os quais são chamados de serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos. Com base no contexto apresentado o presente trabalho teve como objetivo analisar os conflitos e as potencialidades socioambientais existentes na Sub Sede Sul do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Vila de Trindade, no município de Paraty/RJ, visando ao fortalecimento da gestão participativa. Para tanto, foram utilizadas três metodologias distintas, as quais: observação participante/ não participante (adaptação de métodos), envio de questionários e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os principais conflitos identificados foram de subsistência, culturais e territoriais. As principais potencialidades foram: o entendimento do porquê da criação do parque e sua necessidade, o conhecimento sobre educação ambiental, a possibilidade de parceria com o parque, iniciativas de turismo de base comunitária, assim como, há organização social na comunidade estudada. Conclui-se que apesar conflitos existentes na área estudada, existem também potencialidades, havendo a necessidade de fortalecimento de diversos aspectos e implantação de outros. No entanto, é possível perceber a disponibilidade da comunidade em ser parceira do PNSB, e quanto a mesma conhece e luta pela justiça ambiental, além de, fato observado em diversas falas, possuir um ponto de vista crítico sobre o assunto. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Unidades de Conservação: Análise dos Conflitos e das Potencialidades Socioambientais. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
126 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Gestão Participativa |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Participação Social |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Participatory Management |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Social Participation |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira |
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dc.orientador.coorientador |
BOTEZELLI, Luciana |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
pt_BR |
dc.pg.area |
Diagnóstico, monitoramento e gestão ambiental |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-03-27T14:46:08Z |
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dc.date.accessioned |
2018-03-27T14:46:08Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
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