dc.creator |
CUNHA, Leonardo dos Santos |
|
dc.date.issued |
2017-12-13 |
|
dc.identifier.citation |
CUNHA, Leonardo dos Santos. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho se propõe a verificar as contribuições que a parceria entre a Universidade e professores da educação básica traz para formação de licenciandos em Física envolvidos num projeto que envolve a colaboração entre eles. Para isto, foi analisado o discurso de dois licenciandos que atuaram numa proposta envolvendo a parceria entre uma professora de Física da rede estadual de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que em conjunto criaram duas atividades experimentais as quais foram aplicadas em dias específicos nos Laboratórios Didáticos da Universidade em alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio. Através do trabalho de Shulman(1986), foram identificadas nos discursos dos licenciandos três categorias específicas para a análise que se referiam ao conteúdo, pedagogia e ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledged-PCK), sendo este último, o conhecimento que identifica o professor como único profissional capaz de articular o conteúdo e a pedagogia de forma competente. Por isso, a partir da caracterização do PCK dos licenciandos através os dados coletados após o desenvolvimento destas atividades, foi possível identificar quais as contribuições que elas trouxeram para a formação deles. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
110 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Conhecimento Pedagógico de Conteúdo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Parceria entre universidade e escola |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Colaboração |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Pedagogical Knowledge of Content |
pt_BR |
dc.keywords.english |
University-school partnership |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Collaboration |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Agenor Pina da |
|
dc.orientador.coorientador |
SILVA, Luciano Fernandes |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-04-09T20:10:51Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-09T20:10:51Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|