DSpace/Manakin Repository

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola.

Mostrar registro simples

dc.creator CUNHA, Leonardo dos Santos
dc.date.issued 2017-12-13
dc.identifier.citation CUNHA, Leonardo dos Santos. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
dc.description.abstract Este trabalho se propõe a verificar as contribuições que a parceria entre a Universidade e professores da educação básica traz para formação de licenciandos em Física envolvidos num projeto que envolve a colaboração entre eles. Para isto, foi analisado o discurso de dois licenciandos que atuaram numa proposta envolvendo a parceria entre uma professora de Física da rede estadual de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que em conjunto criaram duas atividades experimentais as quais foram aplicadas em dias específicos nos Laboratórios Didáticos da Universidade em alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio. Através do trabalho de Shulman(1986), foram identificadas nos discursos dos licenciandos três categorias específicas para a análise que se referiam ao conteúdo, pedagogia e ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledged-PCK), sendo este último, o conhecimento que identifica o professor como único profissional capaz de articular o conteúdo e a pedagogia de forma competente. Por isso, a partir da caracterização do PCK dos licenciandos através os dados coletados após o desenvolvimento destas atividades, foi possível identificar quais as contribuições que elas trouxeram para a formação deles. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 110 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Conhecimento Pedagógico de Conteúdo pt_BR
dc.keywords.portuguese Parceria entre universidade e escola pt_BR
dc.keywords.portuguese Colaboração pt_BR
dc.keywords.english Pedagogical Knowledge of Content pt_BR
dc.keywords.english University-school partnership pt_BR
dc.keywords.english Collaboration pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Agenor Pina da
dc.orientador.coorientador SILVA, Luciano Fernandes
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2018-04-09T20:10:51Z
dc.date.accessioned 2018-04-09T20:10:51Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples