dc.creator |
OMENA, Bianca Silva Souza de |
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dc.date.issued |
2015-04-29 |
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dc.identifier.citation |
OMENA, Bianca Silva Souza de. A História da Matemática em propostas didáticas presentes em Teses e Dissertações Brasileiras. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/118 |
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dc.description.abstract |
A literatura aponta que há uma ausência de materiais acessíveis e adequados para que os professores possam se inspirar na utilização da História da Matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Assim, realizamos uma investigação com o objetivo de analisar as propostas didáticas, para o ensino médio, que utilizam a História da Matemática apresentadas nas teses e dissertações localizadas no Banco de dissertações e teses da CAPES. Para tanto, realizamos um levantamento e uma leitura dos resumos das teses e dissertações de História da Matemática defendidas no período de 1987 a 2012 constantes no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Assim, selecionamos 34 trabalhos que apresentavam propostas didáticas utilizando a história da Matemática. Na seqüência, realizamos o mapeamento desses 34 trabalhos, ou seja, identificamos as instituições e regiões brasileiras nas quais eles foram produzidos, os conteúdos matemáticos abordados em suas propostas didáticas, nível de ensino abordados nestas propostas e outras informações que no decorrer do estudo se mostraram relevantes para nossa pesquisa. Diante desse mapeamento identificamos 14 trabalhos defendidos no período de 1987 a 2012, que apresentam uma proposta didática, para o ensino médio, que utiliza a HM. Para analisar as propostas didáticas apresentadas nestes trabalhos, utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2004). A análise das atividades das propostas nos possibilitou afirmar que a HM é utilizada como Introdução, Informação, Complementação, Estratégia didática, Flash. Destacamos que a maioria das atividades utiliza a HM como estratégia didática, ou seja, as atividades embasadas nesse material vão direcionar o aluno (re) construir ou deduzir o conceito em questão. Destacamos que a realização desta investigação evidenciou a necessidade da realização de novas investigações acerca das potencialidades pedagógicas da História da Matemática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
A História da Matemática em propostas didáticas presentes em Teses e Dissertações Brasileiras. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
74 p. |
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dc.keywords.portuguese |
História da Matemática |
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dc.keywords.portuguese |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Proposta Didática |
pt_BR |
dc.keywords.english |
History of Mathematics |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Mathematics Teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Didactic Proposals |
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dc.orientador.principal |
SILVA, Mariana Feiteiro Cavalari |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2015-10-09T18:08:29Z |
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dc.date.accessioned |
2015-10-09T18:08:29Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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