DSpace/Manakin Repository

Otimização da recarga de veículos elétricos e híbridos recarregáveis em sistemas de distribuição.

Mostrar registro simples

dc.creator OLIVEIRA, Denisson Queiroz
dc.date.issued 2012-03-02
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Denisson Queiroz. Otimização da recarga de veículos elétricos e híbridos recarregáveis em sistemas de distribuição. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1223
dc.description.abstract O desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e sustentáveis tem sido o alvo de diversos setores da indústria. Dentre estes, o automobilístico tem buscado o desenvolvimento de novos produtos que atinjam as metas de diminuição de emissões de poluentes e tornem o setor mais independente do petróleo e seus derivados. Os veículos elétricos e híbridos são alternativas menos poluentes e mais eficientes, no entanto, ainda mais caros que os modelos convencionais. O aumento da quantidade destes veículos afetará a demanda por eletricidade em sistemas de distribuição devido à recarga dos mesmos, originando diversos problemas, como por exemplo: violações nos níveis mínimos de tensão; sobrecargas em circuitos primários, transformadores e condutores; violações em limites térmicos de condutores e transformadores; aumento de harmônicos e correntes de falta. Estas ocorrências devem ser solucionadas a fim de que a integração dos veículos ao sistema elétrico aconteça sem maiores problemas. Para tal, são necessários esquemas inteligentes de carregamento da frota de veículos elétricos, de forma que nenhum destes problemas supracitados cause transtornos à operação segura e confiável do sistema elétrico. Partindo deste ponto, este trabalho propõe um esquema controlado de recarga de veículos elétricos em sistemas de distribuição com o objetivo de executar o processo de recarga obedecendo a critérios restritivos que garantam condições mínimas de operação do sistema sem prejudicar o carregamento completo dos sistemas de armazenamento dos veículos. O processo é realizado com restrições de carregamento do sistema, de forma a distribuir a demanda do sistema uniformemente durante o período considerado, permitindo assim que os limites operativos sejam obedecidos. Além disso, um processo de minimização de perdas elétricas é realizado com a aplicação de Sistemas Imunológicos Artificiais para melhoria das condições de operação do sistema, considerando a instalação de capacitores quando necessário. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Otimização da recarga de veículos elétricos e híbridos recarregáveis em sistemas de distribuição. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 85 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Recarga de veículos elétricos pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistemas Imunológicos Artificiais pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistemas de distribuição pt_BR
dc.keywords.english Electric Vehicles Recharging pt_BR
dc.keywords.english Artificial Immune Systems pt_BR
dc.keywords.english Distribution systems pt_BR
dc.orientador.principal SOUZA, Antônio Carlos Zambroni de
dc.orientador.coorientador DELBONI, Luiz Fernando Naporano
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Elétrica pt_BR
dc.pg.area Sistemas Elétricos de Potência pt_BR
dc.date.available 2018-04-26T14:15:33Z
dc.date.accessioned 2018-04-26T14:15:33Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples