DSpace/Manakin Repository

Avaliação do impacto da Certificação ISO 9001 e do conhecimento acumulado no desempenho das organizações do setor automobilístico.

Mostrar registro simples

dc.creator CAMPOS, Danielle Fernandes
dc.date.issued 2011-10-24
dc.identifier.citation CAMPOS, Danielle Fernandes. Avaliação do impacto da Certificação ISO 9001 e do conhecimento acumulado no desempenho das organizações do setor automobilístico. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1314
dc.description.abstract A utilização de práticas da gestão da qualidade, a busca pela certificação ISO 9001 e a gestão do conhecimento podem criar um ambiente propício para melhoria do desempenho organizacional, contribuindo para que as organizações se mantenham competitivas no mercado em que atuam. Diversos trabalhos exploram a relação entre desempenho organizacional e as práticas de gestão da qualidade e a gestão do conhecimento isoladamente, porém poucos exploram essa relação simultaneamente. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada utilizando abordagem quantitativa, com objetivo de analisar a relação existente entre o desenvolvimento das organizações, em termos de eficácia de sistema de gestão da qualidade e gestão baseada no conhecimento, com a qualidade do produto. Para confirmar ou refutar as hipóteses de pesquisa estabelecidas foram coletados dados utilizando survey junto a empresas integrantes da cadeia automobilística brasileira. O instrumento de pesquisa para coleta de dados foi desenvolvido baseando-se na literatura sobre os temas Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento, e constitui-se de nove construtos, sendo oito compostos por variáveis independentes e um por variáveis dependentes. Conclui-se que existe forte correlação entre variáveis independentes e as variáveis dependentes satisfação do cliente, custos relacionados à qualidade do produto e taxa de produtos com defeito; existe correlação entre variáveis dos construtos fornecedores e liderança da alta gerência e a taxa de produtos com defeito. Utilizando-se o teste Qui-Quadrado, conclui-se que o desenvolvimento organizacional impacta positivamente na qualidade do produto. O tamanho das empresas pode ser positivamente relacionado às variáveis custos relacionados à qualidade do produto, desperdício e taxas de produtos com defeito. E por fim, o tempo de obtenção do certificado ISO 9001 em si não impacta no aumento da qualidade na empresa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Avaliação do impacto da Certificação ISO 9001 e do conhecimento acumulado no desempenho das organizações do setor automobilístico. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 105 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão da Qualidade pt_BR
dc.keywords.portuguese ISO 9001 pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.keywords.portuguese Setor Automobilístico pt_BR
dc.keywords.english Quality Management pt_BR
dc.keywords.english Knowledge Management pt_BR
dc.keywords.english Survey pt_BR
dc.keywords.english Automotive Sector pt_BR
dc.orientador.principal TURRIONI, João Batista
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Produção pt_BR
dc.date.available 2018-06-05T19:35:23Z
dc.date.accessioned 2018-06-05T19:35:23Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples