dc.creator |
NÓBREGA, Alan Melo |
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dc.date.issued |
2011-09-27 |
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dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Alan Melo. Estudo das redes aéreas compactas por meio de ensaios e modelagens utilizando o método dos elementos finitos. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1328 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um estudo sobre o sistema de redes compactas, com base em ensaios de alta tensão e de modelagens que utilizam o método dos elementos finitos. Este estudo foi encorajado pelos resultados insatisfatórios, geralmente, obtidos durante a realização de ensaios de compatibilidade dielétrica com os componentes utilizados para a montagem deste tipo de rede. Este é recomendado pela ABRADEE e pelo projeto de norma da ABNT. Devido ao alto índice de falhas, levando a perfuração e queima dos cabos e espaçadores antes de completar o tempo de ensaio necessário, uma avaliação das possíveis causas destas falhas foi feita. As principais ferramentas utilizadas para a realização desse estudo foram ensaios de compatibilidade dielétrica, radiografias digitais, avaliação geométrica, medições de isolamento e de corrente de fuga e análise do teor de cargas minerais e de negro de fumo. Além disso, o método de elementos finitos foi usado para realizar modelagens e identificar as principais causas de problemas que afetam as redes compactas. Cerca de 40 conjuntos de cabo/espaçador foram testados em laboratório, considerando diferentes situações, como a presença de camada de semicondutora no cabo, condições de chuva e distâncias diferentes para o plano de terra. Estas situações diversas também foram analisadas por meio de modelagens computacionais, que indicaram os impactos dessas diferentes condições nas linhas de campo elétrico, equipotenciais e gradientes de campo elétrico. Finalmente uma análise da geometria do s cabos foi realizada, avaliando o nível de concentricidade entre o condutor e uma camada isolante e uma investigação sobre a qualidade do isolamento. Deste modo a qualidade de manufatura dos produtos pôde ser avaliada, e não apenas a compatibilidade entre o cabo e os demais acessórios da rede. O resultado indica as principais causas (possíveis) de falhas, e sinaliza algumas soluções possíveis para evitá-las. Este fato é extremamente importante quando é considerado o grande número de sistemas de redes compactas existentes no Brasil, já que, com o envelhecimento destas redes recentemente instaladas, um número considerável de falhas é esperado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Estudo das redes aéreas compactas por meio de ensaios e modelagens utilizando o método dos elementos finitos. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
123 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Redes compactas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Cabos cobertos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Trilhamento elétrico |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MARTINEZ, Manuel Luis Barreira |
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dc.orientador.coorientador |
WANDERLEY NETO, Estácio Tavares |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Sistemas Elétricos de Potência |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-06-07T17:30:01Z |
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dc.date.accessioned |
2018-06-07T17:30:01Z |
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dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
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