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Metodologia para projeto inverso robusto de perfis aerodinâmicos e grades de turbomáquinas.

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dc.creator REIS, Cleber Juliano Braga dos
dc.date.issued 2010-03-05
dc.identifier.citation REIS, Cleber Juliano Braga dos. Metodologia para projeto inverso robusto de perfis aerodinâmicos e grades de turbomáquinas. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1444
dc.description.abstract No projeto de perfis aerodinâmicos e grades de turbomáquinas, perturbações nas formas geométricas oriundas de erros de fabricação, desgaste natural, ou deposição de materiais, podem afetar negativamente seu desempenho, inviabilizando seu uso normal. O conceito de robustez, compreendida como pouca sensibilidade à variação dos parâmetros de projeto, aplicada junto a técnicas de projeto aerodinâmico, transformam o problema de otimização em um problema multiobjetivo, que visa a otimização de objetivos conflitantes (desempenho versus robustez). O custo da otimização é elevado quando métodos diretos de cálculo são utilizados e a análise robusta é incluída. Por outro lado, os métodos inversos possuem um custo computacional mais baixo, pelo fato da análise ser feita utilizando métodos integrais para o cálculo da camada-limite. No presente trabalho, é proposta uma metodologia para o projeto inverso robusto de aerofólios e grades lineares. As curvas de coeficiente de pressão (ou de velocidade) para os lados de sucção e pressão dos aerofólios são representados utilizando parametrizações por B-splines, tomando os pontos de controle como as variáveis de projeto. A aplicação de perturbações aos pontos de controle simula as perturbações nas curvas de velocidade, tornando possível assim uma análise de sensibilidade destas curvas, bem como da análise do desempenho. Um algoritmo genético multiobjetivo (NSGA II) é usado como otimizador, visando maximizar ambos desempenho e robustez (ou minimizar as perdas e a sensibilidade). Após a optimização, um grupo de indivíduos da frente de Pareto resultante são invertidos (ou seja, é obtida sua forma geométrica) e a robustez destes indivíduos, antes e depois da inversão, é comparada. Para os exemplos apresentados neste trabalho, verifica se que as distribuições de pressão (velocidade) geram aerofólios e grades lineares robustas após o processo de inversão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Metodologia para projeto inverso robusto de perfis aerodinâmicos e grades de turbomáquinas. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 113 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Aerodinâmica pt_BR
dc.keywords.portuguese Turbomáquinas pt_BR
dc.keywords.portuguese Métodos Inversos pt_BR
dc.keywords.portuguese Projeto Robusto pt_BR
dc.keywords.english Aerodynamics pt_BR
dc.keywords.english Turbomachinery pt_BR
dc.keywords.english Inverse Methods pt_BR
dc.keywords.english Robust Design pt_BR
dc.orientador.principal MANZANARES FILHO, Nelson
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo pt_BR
dc.date.available 2018-07-09T14:30:50Z
dc.date.accessioned 2018-07-09T14:30:50Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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