dc.creator |
FERREIRA, Kézia Halina |
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dc.date.issued |
2018-06-07 |
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dc.identifier.citation |
FERREIRA, Kézia Halina. Viver próximo a uma rodovia: percepções sobre ruído urbano e suas implicações. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1462 |
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dc.description.abstract |
As cidades cresceram e, muitas vezes, as rodovias que tinham como foco possibilitar o tráfego de entrada e saída dos municípios, ou de passagem pela cidade, perdem essa função e se transformam em avenidas de intenso tráfego urbano. O estilo de vida urbana submete o homem a conviver com um inimigo invisível, o ruído urbano, considerado um dos piores males à saúde humana e um dos aspectos relevantes de discussão no âmbito da saúde pública do mundo moderno. Utilizando-se deste cenário, possibilitou a problemática central da pesquisa: como os residentes no entorno da BR-459, considerada como área ruidosa, percebem o ruído? Com base nessa questão principal, outras perguntas emergiram: a população estudada considera o ruído como fator de risco à saúde? Como a emissão de ruído é culturalmente aceita pela população? Diante destas questões levantadas, delimitou-se o objetivo geral: investigar a percepção de amostra de residentes em um trecho das margens da Rodovia federal BR-459, em Itajubá, bairro Avenida Dr. Luiz Rennó, sobre ruído urbano. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se: a) quantificar e avaliar o ruído em torno da residência dos entrevistados, b) analisar o fluxo de veículos durante as medições e os dados climáticos para caracterizar a área do estudo, c) avaliar a exposição ao ruído em torno da residência do participante de acordo com as normas e leis ambientais vigentes, d) compreender as percepções dos residentes sobre como é viver próximo a uma rodovia federal e a implicação deste ruído na realidade deles. Os resultados da pesquisa mostraram que os dados dos pontos de medição de ruído estão acima dos limites recomendados; as entrevistas semi-estruturadas possibilitaram apontar as percepções dos entrevistados sobre o ruído, entre tais dados, constatou-se que: 55% consideram ruim viver próximo a uma rodovia; o estresse representou 29% do total dos apontamentos dos problemas de saúde relacionados ao ruído. Pode-se concluir, que residir próximo a uma rodovia federal pode apresentar danos à saúde dos residentes, em decorrência da exposição ao ruído. À medida que as pessoas ficam expostas aos níveis elevados de ruído podem deteriorar a qualidade de vida e afetar o sossego público da sociedade. É necessário intervenções de políticas públicas, especialistas do assunto para minimizar o impacto do ruído que se faz presente no cotidiano das populações que vivem próximo às rodovias. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Viver próximo a uma rodovia: percepções sobre ruído urbano e suas implicações. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
99 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ruído urbano |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Percepções |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Saúde |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Urban noise |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Perceptions |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Health |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Luiz Felipe |
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dc.orientador.coorientador |
SANT' ANNA, Daniele Ornarghi |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-07-12T12:43:40Z |
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dc.date.accessioned |
2018-07-12T12:43:40Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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