dc.creator |
SCHONHORST, Gustavo Bonnard |
|
dc.date.issued |
2010-03-22 |
|
dc.identifier.citation |
SCHONHORST, Gustavo Bonnard. Mineração de regras de associação aplicada à modelagem dos dados transacionais de um supermercado. 2010. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1495 |
|
dc.description.abstract |
A descoberta de regras de associação é uma tarefa de mineração de dados que vem sendo estudada desde o início da década de 1990. Uma das principais aplicações destas regras é na análise de cesto de compras. Neste tipo de problema busca-se por padrões no comportamento dos consumidores, adquirindo o conhecimento de quais produtos costumam ser levados juntos em uma mesma compra. O conhecimento adquirido pode ser utilizado como suporte a tomada de decisões tanto em nível operacional como em nível estratégico. O crescente interesse de pesquisadores nesta área se deve tanto a utilidade prática como as dificuldades e limitações presentes neste tipo de análise. Mesmo assim aplicações reais ainda são poucas. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de cesto de compras através da mineração de regras de associação sobre os dados transacionais de um supermercado de forma a proporcionar maior conhecimento do negócio. Foram consideradas na análise centenas de milhares de compras relativas a quatro meses. A técnica utilizada neste trabalho mostrou-se capaz de gerar grande quantidade de conhecimento útil à tomada de decisões. A definição de um foco específico mostrou-se fundamental para o sucesso da análise. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Mineração de regras de associação aplicada à modelagem dos dados transacionais de um supermercado. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
68 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Mineração de dados |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Regras de associação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Supermercado |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Market Basket Analysis |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
BALESTRASSI, Pedro Paulo |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Qualidade e Produto |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-07-31T17:04:47Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-31T17:04:47Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
|