DSpace/Manakin Repository

Mineração de regras de associação aplicada à modelagem dos dados transacionais de um supermercado.

Mostrar registro simples

dc.creator SCHONHORST, Gustavo Bonnard
dc.date.issued 2010-03-22
dc.identifier.citation SCHONHORST, Gustavo Bonnard. Mineração de regras de associação aplicada à modelagem dos dados transacionais de um supermercado. 2010. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1495
dc.description.abstract A descoberta de regras de associação é uma tarefa de mineração de dados que vem sendo estudada desde o início da década de 1990. Uma das principais aplicações destas regras é na análise de cesto de compras. Neste tipo de problema busca-se por padrões no comportamento dos consumidores, adquirindo o conhecimento de quais produtos costumam ser levados juntos em uma mesma compra. O conhecimento adquirido pode ser utilizado como suporte a tomada de decisões tanto em nível operacional como em nível estratégico. O crescente interesse de pesquisadores nesta área se deve tanto a utilidade prática como as dificuldades e limitações presentes neste tipo de análise. Mesmo assim aplicações reais ainda são poucas. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de cesto de compras através da mineração de regras de associação sobre os dados transacionais de um supermercado de forma a proporcionar maior conhecimento do negócio. Foram consideradas na análise centenas de milhares de compras relativas a quatro meses. A técnica utilizada neste trabalho mostrou-se capaz de gerar grande quantidade de conhecimento útil à tomada de decisões. A definição de um foco específico mostrou-se fundamental para o sucesso da análise. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Mineração de regras de associação aplicada à modelagem dos dados transacionais de um supermercado. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 68 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Mineração de dados pt_BR
dc.keywords.portuguese Regras de associação pt_BR
dc.keywords.portuguese Supermercado pt_BR
dc.keywords.english Market Basket Analysis pt_BR
dc.orientador.principal BALESTRASSI, Pedro Paulo
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Qualidade e Produto pt_BR
dc.date.available 2018-07-31T17:04:47Z
dc.date.accessioned 2018-07-31T17:04:47Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples