Abstract:
A preocupação em entender, estimular e desenvolver os fatores que promovem a economia criativa, passou a ser tema em vários setores da sociedade, pois a importância e a capacidade da economia criativa em proporcionar alternativas de desenvolvimento em determinadas localidades vem sendo demonstrada em diversos estudos recentes. Este é o caso do município de Itajubá-MG, onde a atenção para se desenvolver a potencialidade da economia criativa na cidade é cada vez maior. Desta forma, visando à promoção das atividades de áreas afins à economia criativa, o poder público local juntamente com a iniciativa privada, construiu o equipamento cultural (Teatro Municipal Christiane Riêra) que foi inaugurado em 2016. Entretanto, desde sua inauguração até o presente momento, quando se analisam os aspectos gerenciais e operacionais relacionados ao funcionamento deste equipamento cultural, é possível constatar algumas dificuldades que estão presentes em seu dia a dia e que certamente poderão, no médio e longo prazo, comprometer a manutenção e a própria existência deste importante espaço público cultural que é fundamental para a contribuição do desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar a elaboração da proposta de modelo de gestão do teatro municipal. A pesquisa é de natureza aplicada, o procedimento utilizado foi o método estudo de caso e para investigação e análise do objeto utilizou-se o modelo de sistematização dos principais desafios enfrentados na gestão de equipamento cultural. Portanto, visando minimizar e até equacionar a maior parte dos problemas presentes no atual modelo de gestão do teatro municipal, conclui-se que, a opção que apresenta ter maior consistência e coerência para a finalidade desejada é a elaboração do modelo de gestão que tenha como vertente a adoção da gestão pública não estatal. A escolha desta opção se fundamenta pelo procedimento operacional de contrato de prestação de serviço entre a organização social e o poder público e, consequentemente, pela capacidade de alcance dos resultados desejados. Evidentemente, a implantação deste modelo deve ser amparada pelos aspectos jurídicos que determinam e orientam a relação de contrato de prestação de serviços entre uma organização social de cultura e o poder público municipal.