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Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico.

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dc.creator NOGUERA, Ana Lisbeth Galindo
dc.date.issued 2017-02
dc.identifier.citation NOGUERA, Ana Lisbeth Galindo. Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico. 2017. 148 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1515
dc.description.abstract Atualmente nas comunidades isoladas no Brasil, o suprimento de energia elétrica é efetuado mediante unidades geradoras a diesel, os quais apresentam um elevado custo de energia gerada, pois são dependentes dos altos preços dos combustíveis fósseis, além de causarem sérios problemas para o meio ambiente. Assim, a implementação de outras fontes de geração de energia baseados em fontes renováveis, como sistema complementar ao sistema tradicionais de geração permite gerar energia elétrica a menor custo, maior confiabilidade, além de benefícios ambientais. Esta tese enfoca no dimensionamento ótimo e operação de um sistema híbrido, composto por geradores a diesel, ciclo orgânico Rankine (ORC), fotovoltaica e banco de baterias. A implementação do ORC permite a recuperação do calor residual dos gases de exaustão dos grupos geradores a diesel para produzir energia elétrica. O método proposto permite dimensionar o sistema considerando aspectos econômicos e de confiabilidade, e incorporar cinco estratégias de operação, que visam otimizar o despacho de energia do sistema. Para a otimização foi desenvolvido o algoritmo de otimização por nuvem de partículas, técnica metaheurística, que permite determinar a melhor configuração do sistema, para isso os componentes do sistema foram modelados e simulados para um período de 8760 horas (um ano). Para a simulação e otimização do sistema híbrido foi utilizada a ferramenta computacional Matlab. Simulações e estudos comparativos são apresentados para diferentes configurações possíveis para atendimento de comunidades isoladas. Os resultados mostram que a melhor configuração ótima Diesel-ORC-Fotovoltaica-Baterias leva à redução no custo médio de geração em aproximadamente 38,15%, em relação ao sistema puramente diesel. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico. pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 148 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistemas Híbridos pt_BR
dc.keywords.portuguese Nuvem de Partículas pt_BR
dc.keywords.portuguese Estratégias de Operação pt_BR
dc.keywords.portuguese Gerador a Diesel pt_BR
dc.keywords.portuguese Ciclo Orgânico Rankine pt_BR
dc.keywords.portuguese Fotovoltaica pt_BR
dc.keywords.portuguese Baterias pt_BR
dc.keywords.portuguese Probabilidade de Perda no Fornecimento de Energia à Carga pt_BR
dc.keywords.portuguese Custo médio de Energia pt_BR
dc.keywords.english Hybrid Systems pt_BR
dc.keywords.english Particle swarm optimization pt_BR
dc.keywords.english Operating Strategies pt_BR
dc.keywords.english Diesel Generator pt_BR
dc.keywords.english Rankine Organic Cycle pt_BR
dc.keywords.english Photovoltaic pt_BR
dc.keywords.english Batteries pt_BR
dc.keywords.english Loss of power probability pt_BR
dc.keywords.english Average Cost of Energy pt_BR
dc.orientador.principal LORA, Electo Eduardo Silva
dc.orientador.coorientador COBAS, Vladimir Melian
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxo pt_BR
dc.date.available 2018-08-07T13:07:34Z
dc.date.accessioned 2018-08-07T13:07:34Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica


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