dc.creator |
NOGUERA, Ana Lisbeth Galindo |
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dc.date.issued |
2017-02 |
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dc.identifier.citation |
NOGUERA, Ana Lisbeth Galindo. Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico. 2017. 148 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1515 |
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dc.description.abstract |
Atualmente nas comunidades isoladas no Brasil, o suprimento de energia elétrica é efetuado mediante unidades geradoras a diesel, os quais apresentam um elevado custo de energia gerada, pois são dependentes dos altos preços dos combustíveis fósseis, além de causarem sérios problemas para o meio ambiente. Assim, a implementação de outras fontes de geração de energia baseados em fontes renováveis, como sistema complementar ao sistema tradicionais de geração permite gerar energia elétrica a menor custo, maior confiabilidade, além de benefícios ambientais. Esta tese enfoca no dimensionamento ótimo e operação de um sistema híbrido, composto por geradores a diesel, ciclo orgânico Rankine (ORC), fotovoltaica e banco de baterias. A implementação do ORC permite a recuperação do calor residual dos gases de exaustão dos grupos geradores a diesel para produzir energia elétrica. O método proposto permite dimensionar o sistema considerando aspectos econômicos e de confiabilidade, e incorporar cinco estratégias de operação, que visam otimizar o despacho de energia do sistema. Para a otimização foi desenvolvido o algoritmo de otimização por nuvem de partículas, técnica metaheurística, que permite determinar a melhor configuração do sistema, para isso os componentes do sistema foram modelados e simulados para um período de 8760 horas (um ano). Para a simulação e otimização do sistema híbrido foi utilizada a ferramenta computacional Matlab. Simulações e estudos comparativos são apresentados para diferentes configurações possíveis para atendimento de comunidades isoladas. Os resultados mostram que a melhor configuração ótima Diesel-ORC-Fotovoltaica-Baterias leva à redução no custo médio de geração em aproximadamente 38,15%, em relação ao sistema puramente diesel. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico. |
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dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
148 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Sistemas Híbridos |
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dc.keywords.portuguese |
Nuvem de Partículas |
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dc.keywords.portuguese |
Estratégias de Operação |
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dc.keywords.portuguese |
Gerador a Diesel |
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dc.keywords.portuguese |
Ciclo Orgânico Rankine |
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dc.keywords.portuguese |
Fotovoltaica |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Baterias |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Probabilidade de Perda no Fornecimento de Energia à Carga |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Custo médio de Energia |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Hybrid Systems |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Particle swarm optimization |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Operating Strategies |
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dc.keywords.english |
Diesel Generator |
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dc.keywords.english |
Rankine Organic Cycle |
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dc.keywords.english |
Photovoltaic |
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dc.keywords.english |
Batteries |
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dc.keywords.english |
Loss of power probability |
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dc.keywords.english |
Average Cost of Energy |
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dc.orientador.principal |
LORA, Electo Eduardo Silva |
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dc.orientador.coorientador |
COBAS, Vladimir Melian |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxo |
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dc.date.available |
2018-08-07T13:07:34Z |
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dc.date.accessioned |
2018-08-07T13:07:34Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica |
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