dc.creator |
MENDONÇA, Daniel |
|
dc.date.issued |
2018-07 |
|
dc.identifier.citation |
MENDONÇA, Daniel. Práticas de metodologias ativas no ensino de ciências: Uma abordagem no uso da energia solar fotovoltaica. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1524 |
|
dc.description.abstract |
A Energia vem acompanhando a evolução da sociedade desde os tempos primários. Atualmente se tornou um elemento básico na infraestrutura econômica e industrial de um país. Contudo, estudos apontam dados preocupantes da ação antropogênica; sendo a atividade inconsciente e desenfreada da exploração humana sobre o planeta Terra um dos fatores mais significativos e responsável pelos impactos ambientais da atual sociedade. A solução para a maioria desses problemas seria alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Surge, então, a necessidade de uma educação que contemple fatores sociais, culturais, ambientais e energéticos que se apresentam como primordiais para desenvolver uma consciência ecológica nos indivíduos. Nesse contexto, este trabalho relata e descreve a aplicação de um projeto de intervenção, realizado em um colégio da rede particular de ensino, da cidade de Varginha, em Minas Gerais, no qual se faz uso de metodologias ativas para ensinar conteúdos relacionados à disciplina de ciências. Para isso, a proposta parte da instalação de energia fotovoltaica como uma escolha sustentável feita pela direção do colégio. A partir dos questionários e análises dos métodos desenvolvidos, foi possível constatar que os estudantes se mostraram mais envolvidos, interessados e participantes das aulas. Portanto, a utilização das metodologias ativas, auxiliaram tanto o professor em suas atividades docentes bem como os alunos que relataram se sentir mais motivados com as práticas adotadas neste projeto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de metodologias ativas no ensino de ciências: Uma abordagem no uso da energia solar fotovoltaica. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
133 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Energia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Fotovoltaica |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ciências |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Energy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Photovoltaics |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
TIAGO FILHO, Geraldo Lúcio |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.area |
Energia, Sociedade e Meio Ambiente |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-08-09T19:29:29Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-09T19:29:29Z |
|
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
|