DSpace/Manakin Repository

Práticas de metodologias ativas no ensino de ciências: Uma abordagem no uso da energia solar fotovoltaica.

Mostrar registro simples

dc.creator MENDONÇA, Daniel
dc.date.issued 2018-07
dc.identifier.citation MENDONÇA, Daniel. Práticas de metodologias ativas no ensino de ciências: Uma abordagem no uso da energia solar fotovoltaica. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1524
dc.description.abstract A Energia vem acompanhando a evolução da sociedade desde os tempos primários. Atualmente se tornou um elemento básico na infraestrutura econômica e industrial de um país. Contudo, estudos apontam dados preocupantes da ação antropogênica; sendo a atividade inconsciente e desenfreada da exploração humana sobre o planeta Terra um dos fatores mais significativos e responsável pelos impactos ambientais da atual sociedade. A solução para a maioria desses problemas seria alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Surge, então, a necessidade de uma educação que contemple fatores sociais, culturais, ambientais e energéticos que se apresentam como primordiais para desenvolver uma consciência ecológica nos indivíduos. Nesse contexto, este trabalho relata e descreve a aplicação de um projeto de intervenção, realizado em um colégio da rede particular de ensino, da cidade de Varginha, em Minas Gerais, no qual se faz uso de metodologias ativas para ensinar conteúdos relacionados à disciplina de ciências. Para isso, a proposta parte da instalação de energia fotovoltaica como uma escolha sustentável feita pela direção do colégio. A partir dos questionários e análises dos métodos desenvolvidos, foi possível constatar que os estudantes se mostraram mais envolvidos, interessados e participantes das aulas. Portanto, a utilização das metodologias ativas, auxiliaram tanto o professor em suas atividades docentes bem como os alunos que relataram se sentir mais motivados com as práticas adotadas neste projeto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Práticas de metodologias ativas no ensino de ciências: Uma abordagem no uso da energia solar fotovoltaica. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 133 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Energia pt_BR
dc.keywords.portuguese Fotovoltaica pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino pt_BR
dc.keywords.portuguese Ciências pt_BR
dc.keywords.english Energy pt_BR
dc.keywords.english Photovoltaics pt_BR
dc.keywords.english Teaching pt_BR
dc.keywords.english Science pt_BR
dc.orientador.principal TIAGO FILHO, Geraldo Lúcio
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.area Energia, Sociedade e Meio Ambiente pt_BR
dc.date.available 2018-08-09T19:29:29Z
dc.date.accessioned 2018-08-09T19:29:29Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples