dc.creator |
SANTOS, Valquíria Claret dos |
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dc.date.issued |
2009-02 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Valquíria Claret dos. Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais. 2009. 133 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1529 |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho é abordado um problema de confiabilidade de uma blindagem de uso aeronáutico, modelada a partir de simulações usando elementos finitos. O trabalho de pesquisa visa aspectos tecnológicos dos materiais empregados e a modelagem numérica da dinâmica projétil-blindagem. Esta blindagem é projetada para ser colocada no piso da aeronave para proteger a tripulação. A confiabilidade da blindagem está associada à sua capacidade de não falhar sob impacto, para critérios de desempenho previamente definidos. Por outro lado, o aumento de peso associado à presença da blindagem pode afetar restrições operacionais da aeronave, como, por exemplo, o deslocamento máximo admissível para o seu centróide, que, se excedido, poderia desestabilizar a aeronave. Assim, é essencial modelar uma blindagem confiável, mas que não atinja as restrições impostas de projeto. Para a blindagem ótima obtida uma análise de confiabilidade foi realizada para três diferentes critérios de desempenho, supondo suas variáveis aleatórias como normais. O primeiro critério está relacionado ao desempenho do restante da velocidade do projétil após algum tempo de simulação. Neste caso, uma velocidade aceitável após este tempo de simulação não deve exceder 3% da velocidade inicial do projétil. O segundo critério está relacionado com o deslocamento máximo da última camada oposta ao projétil, que foi assumido não exceder 2 mm. Finalmente, o terceiro critério de desempenho está relacionado com o número remanescente de camadas do material compósito após o impacto. Para este critério foi assumido que duas camadas restantes é um número aceitável para a não perfuração da blindagem. A confiabilidade da blindagem foi avaliada com base nos três critérios de desempenho e comparada nos pontos ótimo e médio dos parâmetros de projeto. O melhor resultado para a confiabilidade da blindagem foi obtido no ponto ótimo, o qual foi encontrado utilizando uma técnica de otimização, com funções objetivo e equações de restrição obtidas a partir de metamodelos construidos através de simulações computacionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais. |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
133 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Materiais compósitos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Otimização |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Confiabilidade |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Composite materials |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Optimization |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Reliability |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
JORGE, Ariosto Bretanha |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Projeto e Fabricação |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-08-10T19:42:40Z |
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dc.date.accessioned |
2018-08-10T19:42:40Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica |
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