dc.creator |
ÁVILA , Pedro Luis de |
|
dc.date.issued |
2009-03 |
|
dc.identifier.citation |
ÁVILA, Pedro Luis de. O valor da flexibilidade na utilização do gás natural veicular como combustível alternativo em ônibus. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1598 |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho se buscou capturar o valor da flexibilidade proporcionada pela utilização do Gás Natural Veicular (GNV) como combustível alternativo em ônibus. O valor da flexibilidade é calculado através da Análise de Opções Reais. Na análise, considera-se a decisão de investimento em um ônibus movido por combustíveis alternativos, podendo operar com diesel ou GNV. A operação com GNV pode ser realizada através de duas rotas tecnológicas: através da conversão do motor diesel para utilização do GNV; ou através do motor flex, que pode operar tanto com diesel quanto com GNV. Investimentos desse tipo possuem uma opção embutida, a opção de troca de insumos. Assim, para capturar o valor dessa opção foi feito um levantamento literário dos modelos de opções reais mais adequados para o caso proposto. E na aplicação prática, optou-se pelo modelo de solução discreto representado por nós de decisão binomial. Para abordar corretamente a incerteza na decisão de investimento, é apresentado o contexto no qual o problema está inserido. Ou seja, as considerações a respeito da utilização do ônibus movido à GNV, destacando sua inserção no transporte coletivo urbano e o atual nível de desenvolvimento tecnológico e de mercado para o gás natural no Brasil. Ainda, além de capturar o valor da opção de troca de insumos, o modelo indica as condições ótimas para o exercício da opção, monitorada através da diferença entre os preços dos combustíveis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
O valor da flexibilidade na utilização do gás natural veicular como combustível alternativo em ônibus. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
130 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Valor da Flexibilidade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Análise de Opções Reais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Gás Natural Veicular (GNV) |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Combustível Alternativo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ônibus |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Value of Flexibility |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Real Options Analysis |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Natural Gas Vehicle (NGV) |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Alternative Fuels |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Buses |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
PAMPLONA, Edson de Oliveira |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Economia e Finanças |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-08-28T19:57:06Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-28T19:57:06Z |
|