dc.creator |
CALDEIRA, Natália da Silva |
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dc.date.issued |
2009-04-24 |
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dc.identifier.citation |
CALDEIRA, Natália da Silva. Aplicação de estabilizadores de sistemas de potência em reguladores de velocidade e turbinas. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1602 |
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dc.description.abstract |
Os estabilizadores de sistemas de potência, PSS, são empregados para suprimir oscilações em baixa frequência e melhorar a estabilidade de sistemas. Estes elementos introduzem amortecimento nas oscilações do sistema a partir do princípio
de compensação de fase da teoria de controle. Sua atuação resulta na inserção de
uma parcela de conjugado elétrico em fase com a variação de velocidade. Usualmente os estabilizadores são inseridos na referência dos reguladores de tensão, das unidades geradoras, constituindo os chamados EPSS, ou seja, Excitation Power System Stabilizer. O presente trabalho propõe uma aplicação não
convencional de estabilizadores de sistemas de potência, considerando tais elementos inseridos na referência dos reguladores de velocidade e turbina, sendo desta forma denominados por GPSS – Governor Power System Stabilizer. O GPSS
apresenta vantagens interessantes quando se comparado com o EPSS, principalmente em sistemas multimáquinas. Estas vantagens estão diretamente relacionadas com as características dinâmicas dos elementos, onde os estabilizadores são inseridos. Em um sistema multimáquina, o acoplamento dinâmico existente entre o sistema de excitação e o regulador de tensão de uma unidade geradora com os respectivos elementos das demais unidades geradoras do
sistema, faz com que o projeto dos EPSS seja um procedimento coordenado envolvendo cálculos complexos. O procedimento de ajuste dos GPSS pode ser realizado para um sistema radial (máquina x barramento infinito) e estendido para
um sistema multimáquina, o que significa fazer um controle local na respectivaunidade, onde o PSS será inserido, porém com melhoria na estabilidade de todo o sistema. As principais vantagens do GPSS estão relacionadas ao seu projeto, no qual ajustes e cálculos extensos são evitados, à maior robustez quando da variação da condição operativa do sistema e a não necessidade do ajuste coordenado de estabilizadores quando aplicados em sistemas multimáquinas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de modelos matemáticos e de técnicas de ajuste, a avaliação da atuação dos GPSS em sistemas radiais e multimáquinas e uma análise comparativa entre o GPSS e o EPSS. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Aplicação de estabilizadores de sistemas de potência em reguladores de velocidade e turbinas. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
112 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Sistemas elétricos de potência |
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dc.keywords.portuguese |
Estabilizadores |
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dc.keywords.portuguese |
Reguladores de velocidade |
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dc.keywords.portuguese |
Turbinas |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
FERREIRA, Cláudio |
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dc.orientador.coorientador |
MENDES, Pedro Paulo de Carvalho |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Sistemas Elétricos de Potência |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-08-29T17:21:50Z |
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dc.date.accessioned |
2018-08-29T17:21:50Z |
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dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
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