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Aplicação de estabilizadores de sistemas de potência em reguladores de velocidade e turbinas.

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dc.creator CALDEIRA, Natália da Silva
dc.date.issued 2009-04-24
dc.identifier.citation CALDEIRA, Natália da Silva. Aplicação de estabilizadores de sistemas de potência em reguladores de velocidade e turbinas. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1602
dc.description.abstract Os estabilizadores de sistemas de potência, PSS, são empregados para suprimir oscilações em baixa frequência e melhorar a estabilidade de sistemas. Estes elementos introduzem amortecimento nas oscilações do sistema a partir do princípio de compensação de fase da teoria de controle. Sua atuação resulta na inserção de uma parcela de conjugado elétrico em fase com a variação de velocidade. Usualmente os estabilizadores são inseridos na referência dos reguladores de tensão, das unidades geradoras, constituindo os chamados EPSS, ou seja, Excitation Power System Stabilizer. O presente trabalho propõe uma aplicação não convencional de estabilizadores de sistemas de potência, considerando tais elementos inseridos na referência dos reguladores de velocidade e turbina, sendo desta forma denominados por GPSS – Governor Power System Stabilizer. O GPSS apresenta vantagens interessantes quando se comparado com o EPSS, principalmente em sistemas multimáquinas. Estas vantagens estão diretamente relacionadas com as características dinâmicas dos elementos, onde os estabilizadores são inseridos. Em um sistema multimáquina, o acoplamento dinâmico existente entre o sistema de excitação e o regulador de tensão de uma unidade geradora com os respectivos elementos das demais unidades geradoras do sistema, faz com que o projeto dos EPSS seja um procedimento coordenado envolvendo cálculos complexos. O procedimento de ajuste dos GPSS pode ser realizado para um sistema radial (máquina x barramento infinito) e estendido para um sistema multimáquina, o que significa fazer um controle local na respectivaunidade, onde o PSS será inserido, porém com melhoria na estabilidade de todo o sistema. As principais vantagens do GPSS estão relacionadas ao seu projeto, no qual ajustes e cálculos extensos são evitados, à maior robustez quando da variação da condição operativa do sistema e a não necessidade do ajuste coordenado de estabilizadores quando aplicados em sistemas multimáquinas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de modelos matemáticos e de técnicas de ajuste, a avaliação da atuação dos GPSS em sistemas radiais e multimáquinas e uma análise comparativa entre o GPSS e o EPSS. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Aplicação de estabilizadores de sistemas de potência em reguladores de velocidade e turbinas. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 112 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistemas elétricos de potência pt_BR
dc.keywords.portuguese Estabilizadores pt_BR
dc.keywords.portuguese Reguladores de velocidade pt_BR
dc.keywords.portuguese Turbinas pt_BR
dc.orientador.principal FERREIRA, Cláudio
dc.orientador.coorientador MENDES, Pedro Paulo de Carvalho
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Elétrica pt_BR
dc.pg.area Sistemas Elétricos de Potência pt_BR
dc.date.available 2018-08-29T17:21:50Z
dc.date.accessioned 2018-08-29T17:21:50Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica


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