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Projeto e implementação de um regulador de velocidade e corrente baseado na técnica de conjuntos aproximados (Rough Sets).

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dc.creator CAMATTA, Ulisses Pessin
dc.date.issued 2009-03-20
dc.identifier.citation CAMATTA, Ulisses Pessin. Projeto e implementação de um regulador de velocidade e corrente baseado na técnica de conjuntos aproximados (Rough Sets). 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1604
dc.description.abstract A necessidade de se controlar processos e sistemas em geral é um procedimento básico em diversas áreas de atividades, principalmente nas industriais. Vários campos do conhecimento humano estão envolvidos no desenvolvimento de métodos e técnicas que estão em constante evolução, sempre visando à obtenção de maior eficiência, robustez e eficácia. Este trabalho de dissertação propõe a utilização de um método recente para malhas de controle aplicadas em acionamentos de máquinas elétricas. A ideia consiste na utilização de conceitos de conjuntos aproximados (Rough Sets) visando à obtenção de uma classe de controladores denominados aproximados. Neste trabalho será abordado o controle de corrente e velocidade no acionamento de motores de corrente contínua como exemplificação da proposição em questão. Serão utilizadas topologias em cascata compostas por malhas reguladoras de corrente e velocidade. Além de resultados de simulações numéricas, serão apresentados também resultados práticos obtidos por meio de uma bancada de ensaios montada especificamente para esta finalidade. Os resultados obtidos serão comparados com informações provenientes de malhas de controle que utilizam compensadores convencionais (proporcionais e integrais). O cálculo dos ganhos dos controladores será realizado por técnicas conhecidas, tais como a otimização simétrica. Para os controladores aproximados serão utilizadas ferramentas computacionais especificas para processar conjuntos aproximados. Técnicas de identificação de sistemas foram empregadas para a obtenção de modelos matemáticos do processo que constitui a bancada de ensaio utilizada nos ensaios práticos. A bancada experimental foi montada utilizando-se tecnologias modernas, empregando transistores de potência IGBT, circuitos de disparo com circuitos integrados dedicados, sondas de efeito Hall para medições de corrente, sistemas de aquisição de dados computadorizados e softwares comerciais para simulações, coleta de dados e controle. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Projeto e implementação de um regulador de velocidade e corrente baseado na técnica de conjuntos aproximados (Rough Sets). pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 86 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Controle simétrico pt_BR
dc.keywords.portuguese Conjuntos aproximados pt_BR
dc.keywords.portuguese Conjuntos aproximados Controle de velocidade e corrente de motor CC pt_BR
dc.orientador.principal PINHEIRO, Carlos Alberto Murari
dc.orientador.coorientador REZEK, Ângelo José Junqueira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Elétrica pt_BR
dc.pg.area Automação e Sistemas Elétricos Industriais pt_BR
dc.date.available 2018-08-29T18:19:57Z
dc.date.accessioned 2018-08-29T18:19:57Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica


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