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Uma proposta para o controle da defasagem angular entre duas barras para o fechamento em anel do sistema de potência.

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dc.creator LEME, Rafael Coradi
dc.date.issued 2008-12-22
dc.identifier.citation LEME, Rafael Coradi. Uma proposta para o controle da defasagem angular entre duas barras para o fechamento em anel do sistema de potência. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1635
dc.description.abstract Esta Tese discute o problema de recomposição de sistemas elétricos de potência. Aspectos relacionados à teoria de sistemas dinâmicos são revistos e discutidos durante a desenvolvimento da modelagem do sistema. A formulação extrapola a formulação ordinária do fluxo de potência e considera as equações dinâmicas das máquinas, definindo o equilíbrio completo do sistema. O modelo utilizado permite, por sua vez, identificar bifurcações de Hopf e sela-nó no sistema elétrico de potência. Baseada na teoria de autovalores, o autovetor à esquerda associado ao autovalor crítico do sistema pode ser utilizado para identificar ações de controle no sistema, uma vez que traz informações sobre a sensibilidade dos parâmetros. Assim, uma aproximação do autovetor à esquerda, baseado no vetor tangente obtido durante o Método da Continuação é proposta, de forma a identificar ações de controle que melhorem a estabilidade do sistema. A formulação do equilíbrio completo do sistema é então estendida de forma a permitir o controle da defasagem angular entre duas barras do sistema através do redespacho de potência ativa para o fechamento em anel do sistema. Para melhorar o desempenho da metodologia proposta, é descrito um procedimento para determinar os fatores de sensibilidades dos geradores baseados no vetor tangente do sistema. Os testes das metodologias propostas são conduzidos no sistema New England de 39 barras, disponível na literatura. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma proposta para o controle da defasagem angular entre duas barras para o fechamento em anel do sistema de potência. pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 119 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistemas de potência pt_BR
dc.keywords.portuguese Estabilidade pt_BR
dc.keywords.portuguese Autovetores pt_BR
dc.keywords.portuguese Chaveamento de linhas pt_BR
dc.orientador.principal SOUZA, Antônio Carlos Zambroni de
dc.orientador.principal CARPINTEIRO, Otávio Augusto Salgado
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Elétrica pt_BR
dc.pg.area Sistemas Elétricos de Potência pt_BR
dc.date.available 2018-09-10T12:43:25Z
dc.date.accessioned 2018-09-10T12:43:25Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica


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