Resumo:
O Objetivo desta pesquisa é propor um programa em gestão do conhecimento, baseando-se no mapeamento do conhecimento da instituição, na definição dos potenciais de aprendizagem organizacional e na criação de um ambiente que propicie e fomente a aprendizagem. Escolheu-se o Laboratório Nacional de Astrofísica do Ministério da Ciência e Tecnologia como objeto de estudo por se tratar de um ambiente rico em inovação tecnologia e se sustentar basicamente na geração do conhecimento. O método utilizado foi o estudo de caso, em modelo singular, por se tratar de um único objeto de estudo, a pesquisa também foi suportada por duas ferramentas: a Sociometria, utilizada para mapear o conhecimento dentro da instituição e a Organization Learning Survey, para verificar o potencial de aprendizagem organizacional. Os principais achados dessa pesquisa foram à validação das ferramentas como diagnóstico para a implantação da gestão do conhecimento, as lideranças e exclusões de conhecimento dentro da instituição, os locais e formas de socialização destes conhecimentos, os potenciais de aprendizagem da instituição como um todo, bem como seus setores específicos, permitindo observar onde as melhorias são necessárias. Estes achados permitiram o desenvolvimento da proposta quanto aos requisitos da gestão do conhecimento com êxito.