dc.creator |
BELAN, Ronivaldo |
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dc.date.issued |
2008-02-27 |
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dc.identifier.citation |
BELAN, Ronivaldo. Modelo de gestão de suprimentos de insumos produtivos indiretos baseado na engenharia integrada cliente-fornecedor. 2008. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1668 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho é sobre estratégia competitiva baseada no relacionamento de interdependência entre cliente e fornecedor. Tal estratégia está orientada a montante da cadeia de suprimentos da indústria de autopeças e o objetivo é a construção de um modelo de gestão e operacionalização de suprimento de insumos produtivos indiretos. O modelo foi denominado de “Service Stock Keeping” e o objetivo é aumentar a capacidade produtiva e competitiva com soluções advindas da engenharia integrada entre os elos dessa cadeia de suprimentos. Para tanto, foi elaborado um indicador quali-quantitativo e de natureza heurística, para medir o desempenho da relação cliente e fornecedor e seus efeitos no âmbito econômico. O modelo proposto foi efetivado a partir do procedimento metodológico pesquisa-ação e aborda aspectos que afetam a composição de custos operacionais, de produtividade e de lucratividade dos parceiros. O modelo é aplicado, ainda, em três momentos: seleção de fornecedores; monitoramento do desempenho da relação no primeiro ano e; monitoramento do desempenho após um ano, sendo que nesse momento, a frequência poderá ser definida segundo consenso entre as partes. Embora as principais matérias-primas representam o maior volume de gasto das organizações, é importante observar que, para a indústria de autopeças, os insumos produtivos indiretos possuem elevado potencial de redução de custos associados à racionalização de processo produtivo. A associação do modelo de gestão de suprimentos de insumos produtivos indiretos com a métrica da relação cliente-fornecedor representa o mote estratégico da proposta, cuja relevância reside na conversão dos recursos empregados em resultados que provocam aumento da capacidade competitiva das partes a partir da engenharia integrada cliente-fornecedor. A engenharia integrada é um efeito da maturidade da relação entre cliente e fornecedor, no entanto, sem a validação de seu desempenho na lucratividade, o indicador não possui relevância estratégica. Este é o viés pragmático do modelo cuja aplicação produziu significativo impacto na lucratividade do cliente e do fornecedor, como pode ser demonstrado na métrica da lucratividade efetivada através do indicador EVA™. A despeito da importância conceitual do tema “parceria” ao longo da cadeia de suprimento, a parceria em si, não é avaliada especificamente na relação entre cliente e fornecedor, segundo a equivalência entre recursos aplicados e resultados obtidos. Tal abordagem não tem sido considerada em trabalhos acadêmicos, nem tampouco, na aplicação prática nas organizações pesquisadas. Como pode ser afirmado que o abastecimento é benéfico para ambos os parceiros? Como avaliar se cliente e fornecedor estão satisfeitos com o montante de esforços aplicados e resultados obtidos mutuamente ao longo do relacionamento? Tais questões são relevantes para as estratégias de competitividade das organizações e a contribuição acadêmica deste trabalho reside na escassez de pesquisa sobre esse tema na literatura. O indicador quali-quantitativo é uma abordagem nova e sua relevância é a conjunção de competências entre os parceiros avaliando esforços e resultados ao longo da cadeia de suprimentos. Os resultados obtidos subsidiam que o modelo influencia positivamente a capacidade competitiva das organizações. Para o cliente associa, simultaneamente, maior produtividade, redução de custo operacional, de estoque de abastecimento e de preços. Para o fornecedor possibilita aumentar o faturamento e expandir seus negócios. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Modelo de gestão de suprimentos de insumos produtivos indiretos baseado na engenharia integrada cliente-fornecedor. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
198 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Relacionamento cliente e fornecedor |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Insumos produtivos indiretos |
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dc.keywords.portuguese |
Engenharia integrada |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Cadeia de suprimentos |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Client and supplier relationship |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Integrated engineering |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Indirect productive materials |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Supply chain |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
ALMEIDA, Dagoberto Alves de |
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dc.orientador.coorientador |
MONTEVECHI, José Arnaldo |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-09-18T18:20:53Z |
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dc.date.accessioned |
2018-09-18T18:20:53Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
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