dc.creator |
NORONHA, Juliana Caminha |
|
dc.date.issued |
2009-05-05 |
|
dc.identifier.citation |
NORONHA, Juliana Caminha. Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1681 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma aplicação da Teoria de Opções Reais às análises de investimentos em desenvolvimento de produtos e tomada de decisão numa indústria de autopeças, por meio do método de pesquisa-ação, respondendo o objetivo técnico de prover soluções acuradas para avaliação econômico-financeira e tomada de decisão em projetos de desenvolvimento. Adicionalmente, o trabalho contribui cientificamente com a proposição de uma sistemática para aplicação da teoria das opções reais no processo de desenvolvimento de um projeto de plataforma. A motivação para utilizar a Teoria de Opções Reais na avaliação de investimentos reside em seu potencial de conceituar e quantificar o prêmio da opção, ou seja, o valor da flexibilidade gerencial associada a uma ação estratégica que pode ser executada ao longo da vida do projeto. Considerando que o desenvolvimento de produtos envolve investimentos em múltiplos estágios, ele pode ser tratado como uma opção sequencial composta, possibilitando uma gestão do desenvolvimento mais realista uma vez que se valora a tomada de decisão por períodos e proporciona-se uma visão detalhada do investimento e suas incertezas. Ao longo do trabalho, o método binomial é aplicado à análise de desenvolvimento de um conjunto de anéis de pistão, em que se incorporam decisões de investimento em cada etapa, se adequando ao modelo stage-gate adotado pela empresa. Ressalta-se que, no momento da análise dos dados, promoveu-se uma discussão acerca das incertezas que influenciam o desenvolvimento de produto e como modelá-las, contribuindo para o processo de aprendizagem da equipe acerca do ambiente de negócios e processo de desenvolvimento de produtos. Como resultado, tem-se uma nova perspectiva do valor do projeto de desenvolvimento para a empresa e das decisões do composto de marketing associado ao produto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
93 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
opções reais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
análise de investimentos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
desenvolvimento de produtos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
modelo stage-gate |
pt_BR |
dc.keywords.english |
real options |
pt_BR |
dc.keywords.english |
investment analysis |
pt_BR |
dc.keywords.english |
product development |
pt_BR |
dc.keywords.english |
stage-gate model |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Carlos Eduardo Sanches da |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Qualidade e Produto |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-09-19T18:54:46Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-19T18:54:46Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
|