DSpace Repository

Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças.

Show simple item record

dc.contributor.author NORONHA, Juliana Caminha
dc.date.issued 2009-06
dc.identifier.citation NORONHA, Juliana Caminha. Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1681
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma aplicação da Teoria de Opções Reais às análises de investimentos em desenvolvimento de produtos e tomada de decisão numa indústria de autopeças, por meio do método de pesquisa-ação, respondendo o objetivo técnico de prover soluções acuradas para avaliação econômico-financeira e tomada de decisão em projetos de desenvolvimento. Adicionalmente, o trabalho contribui cientificamente com a proposição de uma sistemática para aplicação da teoria das opções reais no processo de desenvolvimento de um projeto de plataforma. A motivação para utilizar a Teoria de Opções Reais na avaliação de investimentos reside em seu potencial de conceituar e quantificar o prêmio da opção, ou seja, o valor da flexibilidade gerencial associada a uma ação estratégica que pode ser executada ao longo da vida do projeto. Considerando que o desenvolvimento de produtos envolve investimentos em múltiplos estágios, ele pode ser tratado como uma opção sequencial composta, possibilitando uma gestão do desenvolvimento mais realista uma vez que se valora a tomada de decisão por períodos e proporciona-se uma visão detalhada do investimento e suas incertezas. Ao longo do trabalho, o método binomial é aplicado à análise de desenvolvimento de um conjunto de anéis de pistão, em que se incorporam decisões de investimento em cada etapa, se adequando ao modelo stage-gate adotado pela empresa. Ressalta-se que, no momento da análise dos dados, promoveu-se uma discussão acerca das incertezas que influenciam o desenvolvimento de produto e como modelá-las, contribuindo para o processo de aprendizagem da equipe acerca do ambiente de negócios e processo de desenvolvimento de produtos. Como resultado, tem-se uma nova perspectiva do valor do projeto de desenvolvimento para a empresa e das decisões do composto de marketing associado ao produto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 93 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese opções reais pt_BR
dc.keywords.portuguese análise de investimentos pt_BR
dc.keywords.portuguese desenvolvimento de produtos pt_BR
dc.keywords.portuguese modelo stage-gate pt_BR
dc.keywords.english real options pt_BR
dc.keywords.english investment analysis pt_BR
dc.keywords.english product development pt_BR
dc.keywords.english stage-gate model pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Qualidade e Produto pt_BR
dc.date.available 2018-09-19T18:54:46Z
dc.date.accessioned 2018-09-19T18:54:46Z


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record