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Análise do ensino de teoria econômica nos cursos de Engenharia de Produção em seus aspectos curriculares.

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dc.creator SILVA, Antonio Marcos Rodrigues e
dc.date.issued 2008-12-12
dc.identifier.citation SILVA, Antonio Marcos Rodrigues e. Análise do ensino de teoria econômica nos cursos de Engenharia de Produção em seus aspectos curriculares. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1698
dc.description.abstract A Engenharia de Produção é uma das áreas que tem chamado a atenção, especialmente por sua sinergia com outros ramos do saber. Pensar a educação em Engenharia de produção passa, necessariamente, pelo pensar em seu relacionamento e interdependência com as demais áreas afins. Neste sentido, coloca-se a sua relação com a Ciência Econômica. Apesar de os objetivos das duas ciências e seus métodos serem distintos, se tocam em muitos pontos, especialmente no que se refere à produção de bens, a análise de conjunturas para embasar escolhas entre alternativas de investimento e alocação de recursos. Em sentido mais amplo, o estudo de Economia para o futuro Engenheiro o capacitará não apenas nos aspectos técnicos de sua atuação profissional, mas, também, contribuirá para sua formação como cidadão, na medida em que a realidade sócio-econômica do país e internacional sejam-lhe apresentadas ou por ele exploradas. A contribuição do estudo de Economia está diretamente associada ao modo como serão trabalhados tais conteúdos nos cursos de Engenharia de Produção, passando, inclusive pela escolha desses conteúdos a serem cobertos nos cursos. Motivado pelo exposto, o objetivo do pressente trabalho é analisar o ensino de Economia nos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, com a utilização da Análise de Conteúdo dos Planos de Ensino das disciplinas ligadas à Economia dos cursos de 15 Instituições. Verificou-se que os conteúdos trabalhados são abrangentes, com ênfase para as disciplinas com maior conteúdo teórico da Ciência Econômica. Porém, a forma de trabalhá-los, bem como a maneira como os alunos são avaliados, ainda é de caráter tradicional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Análise do ensino de teoria econômica nos cursos de Engenharia de Produção em seus aspectos curriculares. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 82 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Economia pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Engenharia de Produção pt_BR
dc.keywords.portuguese Pesquisa documental pt_BR
dc.keywords.portuguese Análise de conteúdo pt_BR
dc.keywords.portuguese Planos de Ensino pt_BR
dc.keywords.english Economics teaching pt_BR
dc.keywords.english Industrial Engineering teaching pt_BR
dc.keywords.english Documental research pt_BR
dc.keywords.english Content analysis pt_BR
dc.keywords.english Teaching Plans pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE, Marcelo Lacerda
dc.orientador.coorientador STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Economia e Finanças pt_BR
dc.date.available 2018-09-24T17:26:58Z
dc.date.accessioned 2018-09-24T17:26:58Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


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