dc.creator |
SILVA, Antonio Marcos Rodrigues e |
|
dc.date.issued |
2008-12-12 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Antonio Marcos Rodrigues e. Análise do ensino de teoria econômica nos cursos de Engenharia de Produção em seus aspectos curriculares. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1698 |
|
dc.description.abstract |
A Engenharia de Produção é uma das áreas que tem chamado a atenção, especialmente por sua sinergia com outros ramos do saber. Pensar a educação em Engenharia de produção passa, necessariamente, pelo pensar em seu relacionamento e interdependência com as demais áreas afins. Neste sentido, coloca-se a sua relação com a Ciência Econômica. Apesar de os objetivos das duas ciências e seus métodos serem distintos, se tocam em muitos pontos, especialmente no que se refere à produção de bens, a análise de conjunturas para embasar escolhas entre alternativas de investimento e alocação de recursos. Em sentido mais amplo, o estudo de Economia para o futuro Engenheiro o capacitará não apenas nos aspectos técnicos de sua atuação profissional, mas, também, contribuirá para sua formação como cidadão, na medida em que a realidade sócio-econômica do país e internacional sejam-lhe apresentadas ou por ele exploradas. A contribuição do estudo de Economia está diretamente associada ao modo como serão trabalhados tais conteúdos nos cursos de Engenharia de Produção, passando, inclusive pela escolha desses conteúdos a serem cobertos nos cursos. Motivado pelo exposto, o objetivo do pressente trabalho é analisar o ensino de Economia nos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, com a utilização da Análise de Conteúdo dos Planos de Ensino das disciplinas ligadas à Economia dos cursos de 15 Instituições. Verificou-se que os conteúdos trabalhados são abrangentes, com ênfase para as disciplinas com maior conteúdo teórico da Ciência Econômica. Porém, a forma de trabalhá-los, bem como a maneira como os alunos são avaliados, ainda é de caráter tradicional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Análise do ensino de teoria econômica nos cursos de Engenharia de Produção em seus aspectos curriculares. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
82 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Economia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Pesquisa documental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Análise de conteúdo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Planos de Ensino |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Economics teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Industrial Engineering teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Documental research |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Content analysis |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching Plans |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE, Marcelo Lacerda |
|
dc.orientador.coorientador |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Economia e Finanças |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-09-24T17:26:58Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-24T17:26:58Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
|