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Análise dos processos de gerenciamento dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Itajubá: um estudo de caso.

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dc.creator CANUTO, Jussara Gomes
dc.date.issued 2018-08
dc.identifier.citation CANUTO, Jussara Gomes. Análise dos processos de gerenciamento dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Itajubá: um estudo de caso. 2018. 288 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1758
dc.description.abstract O presente trabalho tem como proposta a análise dos principais processos de gerenciamento dos Programas de Iniciação científica da UNIFEI, incluindo os sujeitos, projetos de pesquisa e sistemas de informação envolvidos. O objetivo principal é analisar e diagnosticar as oportunidades e ameaças de todos os aspectos que cercam as atividades de Iniciação Científica e ainda, propor soluções de ordem prática de melhorias. O estudo pretende proporcionar mecanismos capazes de dar suporte ao processo de decisão dos gestores, simplificar procedimentos, dar celeridade às demandas dos usuários e, consequentemente, criar meios e ambiente propício ao desenvolvimento da pesquisa na Universidade. Atualmente a UNIFEI, por meio da DiP – Diretoria de Pesquisa, gerencia os Programas de Iniciação Científica Voluntários - PIVIC (sem previsão de bolsa), além dos Programas financiados com cotas de bolsas à alunos. O PIBIC, PIBITI e BIC Jr totalizam 242 bolsas de Iniciação Científica, as quais são concedidas por órgãos de fomento à pesquisa, CNPq e FAPEMIG, perfazendo o valor de R$ 1.050.600,00 em recursos públicos, anualmente. A importância desse estudo se soma ao fato de que os principais órgãos de controle e acompanhamento da qualidade do ensino superior no Brasil e no mundo atribuem, como um de seus principais critérios de avaliação, a relevância da pesquisa e produção científica desenvolvidos pelos pesquisadores das Instituições de Ensino. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com análise exploratória e quali-quanti. As técnicas empregadas para coleta de dados incluem entrevistas, aplicação de questionários, observação sistemática, pesquisa bibliográfica e levantamento de dados in locu. Ao final, os resultados mostraram uma análise pormenorizada dos processos e dos sistemas de informação utilizados nos Programas de Iniciação Científica do setor e um recorte do perfil e demanda dos orientadores e orientados. Os diagnósticos elaborados com base nessa análise, mostraram as possibilidades de aplicação de melhorias e propostas de aprimoramento na DiP, incluindo o estudo da viabilidade de implementação de um sistema integrado de gestão empresarial. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Análise dos processos de gerenciamento dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Itajubá: um estudo de caso. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 288 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Programas de Iniciação Científica pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistema Integrado de Gestão Empresarial Gerencial pt_BR
dc.keywords.portuguese Processo e Procedimento pt_BR
dc.keywords.english Scientific Initiation Programs pt_BR
dc.keywords.english Enterprise Resource Planning pt_BR
dc.keywords.english Process and Procedure pt_BR
dc.orientador.principal FAVARETTO, Fábio
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Administração – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Administração pt_BR
dc.date.available 2018-10-16T17:33:58Z
dc.date.accessioned 2018-10-16T17:33:58Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração


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