dc.creator |
SILVA, Suzan Evelin |
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dc.date.issued |
2018-10-01 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Suzan Evelin. Qualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. 312 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1759 |
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dc.description.abstract |
A forma como novas tecnologias são implementadas, a modernização dos processos produtivos e as novas formas de organização do trabalho, na busca de aumentar a produtividade, ganhos, a efetividade e qualidade dos serviços prestados, podem influenciar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A presente pesquisa trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, que teve por objetivo investigar a QVT dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sob a percepção dos trabalhadores. Para a coleta de dados da etapa quantitativa foi aplicada a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), constituído por 30 questões fechadas, composta pelos seguintes fatores: organização e condições do trabalho e relações socioprofissionais. Na etapa qualitativa foi realizada uma entrevista semiestruturada, composta por cinco questões acerca dos significados de QVT para o trabalhador (tema 1), das fontes de bem-estar (tema 2) e mal-estar (tema 3) no trabalho, da percepção do trabalhador quanto à valorização enquanto TAE em sua Instituição e em seu local de trabalho (tema 4) e das considerações dos TAEs sobre a desvalorização e menor importância atribuída ao trabalho desta carreira em relação ao trabalho docente em sua instituição (tema 5). Na etapa quantitativa a amostra foi constituída por 166 trabalhadores TAEs e encontraram-se os seguintes resultados: os trabalhadores TAEs da instituição pesquisada perceberam o seu contexto global de trabalho como crítico. Ao se analisar o contexto de trabalho separadamente por fator, constatou-se que os participantes do estudo perceberam a “Organização do Trabalho” e as “Relações Socioprofissionais” como críticas e as “Condições de Trabalho” como satisfatória. Na etapa qualitativa a amostra foi constituída por 30 trabalhadores TAEs e foram encontradas 14 ideias centrais para o tema 1, 12 ideias centrais para o tema 2, 12 ideias centrais para o tema 3, 12 ideias centrais para o tema 4 e 10 ideias centrais para o tema 5. Observou-se que as percepções mais frequentes dos temas foram: tema 1 - “Ter reconhecimento, crescimento e realização profissional” e “Ter estrutura física, mobiliários e instrumentos de trabalho adequados, condições de trabalho e suporte organizacional”, tema 2 - “Ter um bom relacionamento interpessoal”, tema 3 - “Problemas nas relações interpessoais” e “Estrutura física, mobiliários, equipamentos e ambiente inadequados e falta de suporte organizacional”, tema 4 - “Não há apoio, reconhecimento e valorização pela gestão” e tema 5 - “Há desvalorização, falta de reconhecimento e diferença de tratamento entre TAEs e docentes pela gestão/instituição/sindicato”. Concluiu-se que os participantes do estudo percebem o seu contexto de trabalho como crítico, indicando um risco de adoecimento desses trabalhadores e que os significados que os TAEs atribuem a ter qualidade de vida no trabalho, as opiniões sobre as fontes de bem-estar e mal-estar no trabalho no trabalho segundo esses trabalhadores, as percepções de valorização/desvalorização que estes têm enquanto TAE em sua instituição e local de trabalho e as considerações sobre a valorização/desvalorização e a menor importância ou não atribuída aos papeis que os TAEs desempenham, em relação ao trabalho docente, foram diversificados, assumindo caráter multidimensional. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Qualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
312 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Qualidade de Vida no Trabalho |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Contexto de trabalho |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Técnicos Administrativos em Educação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Saúde do Trabalhador |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Valorização do Trabalhador |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Discurso do Sujeito Coletivo |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Quality of Life at Work |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Work Context |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Technical and Administrative Staff in Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Worker’s Health |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Worker’s Appreciation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Discourse of the Collective Subject |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Luiz Felipe |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Desenvolvimento e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-10-16T18:01:16Z |
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dc.date.accessioned |
2018-10-16T18:01:16Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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