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Qualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

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dc.creator SILVA, Suzan Evelin
dc.date.issued 2018-10-01
dc.identifier.citation SILVA, Suzan Evelin. Qualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. 312 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1759
dc.description.abstract A forma como novas tecnologias são implementadas, a modernização dos processos produtivos e as novas formas de organização do trabalho, na busca de aumentar a produtividade, ganhos, a efetividade e qualidade dos serviços prestados, podem influenciar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A presente pesquisa trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, que teve por objetivo investigar a QVT dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sob a percepção dos trabalhadores. Para a coleta de dados da etapa quantitativa foi aplicada a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), constituído por 30 questões fechadas, composta pelos seguintes fatores: organização e condições do trabalho e relações socioprofissionais. Na etapa qualitativa foi realizada uma entrevista semiestruturada, composta por cinco questões acerca dos significados de QVT para o trabalhador (tema 1), das fontes de bem-estar (tema 2) e mal-estar (tema 3) no trabalho, da percepção do trabalhador quanto à valorização enquanto TAE em sua Instituição e em seu local de trabalho (tema 4) e das considerações dos TAEs sobre a desvalorização e menor importância atribuída ao trabalho desta carreira em relação ao trabalho docente em sua instituição (tema 5). Na etapa quantitativa a amostra foi constituída por 166 trabalhadores TAEs e encontraram-se os seguintes resultados: os trabalhadores TAEs da instituição pesquisada perceberam o seu contexto global de trabalho como crítico. Ao se analisar o contexto de trabalho separadamente por fator, constatou-se que os participantes do estudo perceberam a “Organização do Trabalho” e as “Relações Socioprofissionais” como críticas e as “Condições de Trabalho” como satisfatória. Na etapa qualitativa a amostra foi constituída por 30 trabalhadores TAEs e foram encontradas 14 ideias centrais para o tema 1, 12 ideias centrais para o tema 2, 12 ideias centrais para o tema 3, 12 ideias centrais para o tema 4 e 10 ideias centrais para o tema 5. Observou-se que as percepções mais frequentes dos temas foram: tema 1 - “Ter reconhecimento, crescimento e realização profissional” e “Ter estrutura física, mobiliários e instrumentos de trabalho adequados, condições de trabalho e suporte organizacional”, tema 2 - “Ter um bom relacionamento interpessoal”, tema 3 - “Problemas nas relações interpessoais” e “Estrutura física, mobiliários, equipamentos e ambiente inadequados e falta de suporte organizacional”, tema 4 - “Não há apoio, reconhecimento e valorização pela gestão” e tema 5 - “Há desvalorização, falta de reconhecimento e diferença de tratamento entre TAEs e docentes pela gestão/instituição/sindicato”. Concluiu-se que os participantes do estudo percebem o seu contexto de trabalho como crítico, indicando um risco de adoecimento desses trabalhadores e que os significados que os TAEs atribuem a ter qualidade de vida no trabalho, as opiniões sobre as fontes de bem-estar e mal-estar no trabalho no trabalho segundo esses trabalhadores, as percepções de valorização/desvalorização que estes têm enquanto TAE em sua instituição e local de trabalho e as considerações sobre a valorização/desvalorização e a menor importância ou não atribuída aos papeis que os TAEs desempenham, em relação ao trabalho docente, foram diversificados, assumindo caráter multidimensional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Qualidade de Vida no Trabalho: com a palavra os trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 312 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Qualidade de Vida no Trabalho pt_BR
dc.keywords.portuguese Contexto de trabalho pt_BR
dc.keywords.portuguese Técnicos Administrativos em Educação pt_BR
dc.keywords.portuguese Saúde do Trabalhador pt_BR
dc.keywords.portuguese Valorização do Trabalhador pt_BR
dc.keywords.portuguese Discurso do Sujeito Coletivo pt_BR
dc.keywords.english Quality of Life at Work pt_BR
dc.keywords.english Work Context pt_BR
dc.keywords.english Technical and Administrative Staff in Education pt_BR
dc.keywords.english Worker’s Health pt_BR
dc.keywords.english Worker’s Appreciation pt_BR
dc.keywords.english Discourse of the Collective Subject pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Luiz Felipe
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.linha Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2018-10-16T18:01:16Z
dc.date.accessioned 2018-10-16T18:01:16Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


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