dc.creator |
ALMEIDA, Lilian Maria de Souza |
|
dc.date.issued |
2007-12-03 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Lilian Maria de Souza. A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1802 |
|
dc.description.abstract |
A qualidade tem sido considerada uma das principais dimensões de competitividade e um imperativo de sobrevivência para as organizações. Apesar da ampla adesão aos principais sistemas e modelos de gestão da qualidade, ainda existe pouca atenção sendo dada às práticas de comunicação interna, que podem contribuir para a promoção da qualidade nas organizações. Todo esforço para a melhoria da qualidade requer a participação de funcionários comprometidos com esse propósito. Contudo, para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. A presente pesquisa busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A investigação realizada foi conduzida através do método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação, considerada uma das referências mundiais em gestão da qualidade. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações, como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
105 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
comunicação interna |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Qualidade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Promoção da qualidade |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Internal communication |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Quality |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Quality promotion |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de |
|
dc.orientador.coorientador |
MELLO, Carlos Henrique Pereira |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Qualidade e Produto |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-11-07T12:13:28Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-07T12:13:28Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
|