DSpace/Manakin Repository

A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação

Mostrar registro simples

dc.creator ALMEIDA, Lilian Maria de Souza
dc.date.issued 2007-12-03
dc.identifier.citation ALMEIDA, Lilian Maria de Souza. A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1802
dc.description.abstract A qualidade tem sido considerada uma das principais dimensões de competitividade e um imperativo de sobrevivência para as organizações. Apesar da ampla adesão aos principais sistemas e modelos de gestão da qualidade, ainda existe pouca atenção sendo dada às práticas de comunicação interna, que podem contribuir para a promoção da qualidade nas organizações. Todo esforço para a melhoria da qualidade requer a participação de funcionários comprometidos com esse propósito. Contudo, para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. A presente pesquisa busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A investigação realizada foi conduzida através do método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação, considerada uma das referências mundiais em gestão da qualidade. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações, como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 105 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese comunicação interna pt_BR
dc.keywords.portuguese Qualidade pt_BR
dc.keywords.portuguese Promoção da qualidade pt_BR
dc.keywords.english Internal communication pt_BR
dc.keywords.english Quality pt_BR
dc.keywords.english Quality promotion pt_BR
dc.orientador.principal SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de
dc.orientador.coorientador MELLO, Carlos Henrique Pereira
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Qualidade e Produto pt_BR
dc.date.available 2018-11-07T12:13:28Z
dc.date.accessioned 2018-11-07T12:13:28Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples