dc.creator |
BENFATTI, Eliana de Fátima Souza Salomon |
|
dc.date.issued |
2007-09-14 |
|
dc.identifier.citation |
BENFATTI, Eliana de Fátima Souza Salomon. Utilização da tecnologia em EAD na formação dos engenheiros de produção da Universidade Federal de Itajubá: uma avaliação. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007. |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1810 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho resulta de uma pesquisa que se propôs a analisar dados obtidos em uma
instituição de ensino superior brasileira, tendo como foco a avaliação da utilização da
tecnologia em Educação a Distância (EaD) como mecanismo de acesso e incremento à
qualidade no ensino de Engenharia de Produção. Evidencia três aspectos: a) se a instituição, através das falas de seus professores, estará disposta à quebra de paradigmas, já que tão habituada ao processo tradicional de ensino; b) se essa modalidade de educação atende as necessidades educacionais dos alunos; c) e quais as impressões sobre a efetividade do processo ensino-aprendizagem nas palavras dos professores e na visão e experiência dos alunos. Identificou também, através de entrevistas e questionários, crenças, inquietações, dificuldades, barreiras encontradas nesta modalidade de ensino, o que não prejudicou o resultado positivo quanto à efetividade do processo ensino-aprendizagem. Pensando na manutenção do encadeamento de evidências (Yin, 2005), a pesquisa buscou nova observação e investigação em uma instituição de ensino superior com estrutura e funcionamento de cursos à distância, já consolidada, confirmando o resultado obtido anteriormente. Fica evidente, entretanto, a necessidade de avaliações acerca da EAD considerando as características em mudanças dos alunos e dos novos conhecimentos, problemas e orientações do mundo contemporâneo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Utilização da tecnologia em EAD na formação dos engenheiros de produção da Universidade Federal de Itajubá: uma avaliação. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Distance Education (EaD) |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Production Engineering |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Educational Valuation |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-11-14T12:53:22Z |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-14T12:53:22Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
|