DSpace/Manakin Repository

Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção

Mostrar registro simples

dc.creator MOLINA, Carlos Eduardo Corrêa
dc.date.issued 2007-02-08
dc.identifier.citation MOLINA, Carlos Eduardo Corrêa. Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
dc.description.abstract A Educação a Distância tem se revelado como uma modalidade capaz de auxiliar a nação brasileira no suprimento da crescente demanda e na democratização do acesso ao ensino superior. Uma de suas possíveis formas é a educação semipresencial, com a qual se procura unir o melhor da instrução presencial tradicional com as boas práticas da educação online e uso das novas tecnologias de informação e comunicação. O presente trabalho visa relatar uma experiência de educação semipresencial na disciplina de Pesquisa Operacional, vivenciada em oito turmas de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Tendo como objetivo principal a avaliação quali-quantitativa dessa experiência, a dissertação é iniciada por uma revisão bibliográfica sobre a educação a distância e sobre a educação semipresencial; em seguida retrata o uso de diversos conteúdos multimídia, via Internet, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, abrangendo desde a fase de desenvolvimento dos conteúdos, a descrição dos meios utilizados e o trabalho do professor e formadores; e, finalmente analisa os resultados obtidos nas notas finais dos alunos e as suas respostas ao questionário de avaliação da disciplina. Os resultados obtidos através da análise de desempenho dos alunos sugerem que o blended learning tende a ser um aliado de extrema importância em disciplinas da Engenharia de Produção e no ensino superior em geral. A experiência aqui retratada indica que os alunos que participaram mais efetivamente das atividades virtuais alcançaram melhor rendimento nas atividades avaliativas, tais como a prova escrita e o trabalho final da disciplina. As análises realizadas evidenciam ganhos de qualidade, os quais são comprovados também pelo relato dos alunos e pela percepção dos mesmos quanto à efetividade da aplicação dessa metodologia. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Avaliação do Blended Learning na disciplina de pesquisa operacional em curso de pós-graduação em engenharia de produção pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 128 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Avaliação pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Semipresencial pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação a Distância pt_BR
dc.keywords.portuguese Pesquisa Operacional pt_BR
dc.keywords.english Assessment pt_BR
dc.keywords.english Blended Learning pt_BR
dc.keywords.english Distance Education pt_BR
dc.keywords.english Operational Research pt_BR
dc.orientador.principal MONTEVECHI, José Arnaldo Barra
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Economia e Finanças pt_BR
dc.date.available 2018-12-04T17:10:13Z
dc.date.accessioned 2018-12-04T17:10:13Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples