dc.creator |
THOMAZINE, Micheli Leal |
|
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.identifier.citation |
THOMAZINE, Micheli Leal. Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1857 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou desenvolver um estudo sobre os projetos interdisciplinares das ciências da natureza realizados em 2016 e 2017 no contexto das escolas públicas municipais de Itajubá que atendem a educação básica do 1° ao 5° ano. Para tanto, esse estudo pautou-se em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos acerca da Interdisciplinaridade e da Pedagogia dos Projetos. Como metodologia, elegeu-se a) a entrevista que é apropriada para conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores e b) a análise documental dos projetos políticos pedagógicos e dos projetos interdisciplinares analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Ao final do processo de análise, constatou-se pelas entrevistas e pela análise documental que há problemas conceituais que afetam a prática, falta de articulação entre a gestão escolar e os professores, falta de registro nos documentos oficiais e na práxis docente, pois não há registro de projetos e o que está no PPP não condiz com a prática apresentada, falta de apoio dos especialistas aos professores, ausência da avaliação no processo da pedagogia de projetos e aplicá-la de forma processual e formativa e falta de uma formação continuada aos gestores e professores com o intuito de amenizar as dificuldades apresentadas pela pesquisa. Considera-se importante que a gestão escolar trabalhe na perspectiva da autonomia docente para incentivar práticas de projetos interdisciplinares e garantir o êxito destas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
141 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Pedagogia dos Projetos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Gestão Escolar |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Project Pedagogy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
School Management |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-01-29T17:02:54Z |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-29T17:02:54Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|