DSpace/Manakin Repository

Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá

Mostrar registro simples

dc.creator THOMAZINE, Micheli Leal
dc.date.issued 2018-12-14
dc.identifier.citation THOMAZINE, Micheli Leal. Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1857
dc.description.abstract A presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou desenvolver um estudo sobre os projetos interdisciplinares das ciências da natureza realizados em 2016 e 2017 no contexto das escolas públicas municipais de Itajubá que atendem a educação básica do 1° ao 5° ano. Para tanto, esse estudo pautou-se em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos acerca da Interdisciplinaridade e da Pedagogia dos Projetos. Como metodologia, elegeu-se a) a entrevista que é apropriada para conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores e b) a análise documental dos projetos políticos pedagógicos e dos projetos interdisciplinares analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Ao final do processo de análise, constatou-se pelas entrevistas e pela análise documental que há problemas conceituais que afetam a prática, falta de articulação entre a gestão escolar e os professores, falta de registro nos documentos oficiais e na práxis docente, pois não há registro de projetos e o que está no PPP não condiz com a prática apresentada, falta de apoio dos especialistas aos professores, ausência da avaliação no processo da pedagogia de projetos e aplicá-la de forma processual e formativa e falta de uma formação continuada aos gestores e professores com o intuito de amenizar as dificuldades apresentadas pela pesquisa. Considera-se importante que a gestão escolar trabalhe na perspectiva da autonomia docente para incentivar práticas de projetos interdisciplinares e garantir o êxito destas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 141 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Interdisciplinaridade pt_BR
dc.keywords.portuguese Pedagogia dos Projetos pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão Escolar pt_BR
dc.keywords.english Interdisciplinarity pt_BR
dc.keywords.english Project Pedagogy pt_BR
dc.keywords.english School Management pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências pt_BR
dc.date.available 2019-01-29T17:02:54Z
dc.date.accessioned 2019-01-29T17:02:54Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples