dc.creator |
RIBEIRO, Ney Candido da Silva |
|
dc.date.issued |
2018-12-11 |
|
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Ney Candido da Silva. Potencialidades e Limitações de Laboratórios Remotos: Um Estudo a Partir de Bachelard. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1872 |
|
dc.description.abstract |
Esse trabalho procura discutir o potencial e as limitações da utilização dos laboratórios remotos no Ensino Médio sob a luz da filosofia de Gaston Bachelard, mais precisamente sob a luz de seus Obstáculos Epistemológicos. Para a realização dessa pesquisa, doze alunos do Ensino
Médio de uma escola pública de Itajubá, na disciplina de física, foram sorteados, sendo que seis realizaram o experimento remotamente e seis realizaram o experimento presencialmente. Para a construção da presente dissertação, inicialmente serão delineadas as motivações que levaram o autor a realizar essa pesquisa. Na sequência, serão apresentadas as principais iniciativas mundiais em laboratórios remotos e os desafios encontrados na aplicação desse recurso pedagógico. Na próxima seção serão discutidos os objetivos dessa pesquisa. Em seguida, serão apresentados os aspectos metodológicos que nortearam esse trabalho. O referencial teórico de Bachelard se encontra na sequência, onde serão apresentados os aspectos de sua filosofia que contribuíram para a execução desse trabalho. Os resultados da pesquisa são, então, apresentados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Potencialidades e Limitações de Laboratórios Remotos: Um Estudo a Partir de Bachelard |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
92 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Laboratórios Remotos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Gaston Bachelard |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Obstáculos epistemológicos |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Remote Laboratories |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Gaston Bachelard |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Epistemological obstacles |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MONTEIRO, Marco Aurelio Alvarenga |
|
dc.orientador.coorientador |
CAETANO, Thiago Costa |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-02-12T17:19:38Z |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-12T17:19:38Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|