dc.creator |
BORGES, Letícia de Campos |
|
dc.date.issued |
2019-03-12 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, Leticia de Campos. A história da Matemática na formação inicial de professores de matemática: Um estudo em Teses e Dissertações brasileiras. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1904 |
|
dc.description.abstract |
Têm sido publicadas nos últimos anos, pesquisas que indicam que a História da Matemática (HM) é importante para a formação inicial de professores de Matemática, havendo a possibilidade de a HM ser articulada com o conteúdo de disciplinas específicas de Matemática pertencentes ao currículo deste nível de ensino. Neste contexto, nos questionamos sobre quais as possibilidades de articulações entre a HM e o conteúdo específico na graduação e quais seriam as contribuições e dificuldades encontradas ao adotar este tipo de abordagem. Com o intuito de colaborar com as discussões de questões desta natureza, nos propomos a realizar o presente estudo, cujo objetivo geral é identificar e analisar a introdução da HM na formação inicial de professores de matemática, sugeridas por teses e dissertações brasileiras que apresentam propostas didáticas que utilizam a HM, com o propósito de ensinar Matemática neste nível de ensino. Para tanto, realizamos um levantamento dos trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e dissertações da CAPES, que versam sobre a HM na formação de professores de Matemática. Foi possível identificar 116 trabalhos, que foram mapeados com relação ao ano de defesa, grau de titulação e ao enfoque dado a formação do professor de Matemática. Neste processo, selecionamos 22 trabalhos que apresentam propostas didáticas que utilizam a HM voltadas a formação inicial de professores de Matemática. Estes 22 trabalhos foram submetidos a um novo mapeamento com relação ao ano de defesa, grau de titulação, instituição, distribuição geográfica, natureza administrativa, conteúdo abordado nas propostas e se elas foram aplicadas. Posteriormente estes trabalhos foram analisados recorrendo a técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (2009). As análises permitiram constatar que a apresentação da HM nas propostas voltadas a formação inicial de professores de Matemática se configuram como: “Estratégia Didática”; “introdução”; “informação”; “Atividade sobre a HM”. Os trabalhos analisados indicam a utilização da HM nas propostas didáticas contribuem para: “Facilitar a compreensão da natureza do conhecimento matemático”; “facilitar a compreensão do conteúdo matemático e da matemática”; “motivar os estudos matemáticos”; “contribui para a futura prática do futuro professor de matemática”; “permitir que o futuro professor perceba conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento”. Entretanto, as análises dos trabalhos indicam que as dificuldades em utilizar a HM nas propostas didáticas, se devem a “dificuldades em ler, interpretar e compreender os textos de HM” e “não reconhecimento da importância da HM para o ensino e aprendizagem de matemática” por parte dos licenciados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A história da Matemática na formação inicial de professores de matemática: Um estudo em Teses e Dissertações brasileiras. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
132 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Formação inicial de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Proposta didática |
pt_BR |
dc.keywords.english |
History of Mathematics |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Mathematical Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Initial teacher training in Mathematics |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Didactic proposal |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Mariana Feiteiro Cavalari |
|
dc.orientador.coorientador |
BONFIM, Sabrina Helena |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-04-11T18:41:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-11T18:41:57Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|